Para além da estética, qual o papel das cores em nossa vida? Como aplicar a cor em todo o seu potencial comunicacional e simbólico, com critérios mais estratégicos do que a preferência pessoal? Boas respostas são encontradas nas páginas de ‘E por falar em cor, um pouco de teoria’, a mais recente publicação da professora e pesquisadora Sandra Regina Marchi. A obra, lançada pela Editora Intersaberes, apresenta um panorama multidisciplinar sobre as cores.

O leitor é convidado a mergulhar na vastidão de funções e sentidos desempenhados pela cor no mundo. Conhecimentos técnicos sobre círculo cromático, harmonia das cores, cores-pigmento e relações entre cor e forma se somam a reflexões sobre psicologia das cores, sinestesia e a importância da cor em nossas vidas.

Sobre a autora

Sandra Regina Marchi, nascida em Lages, Santa Catarina, atualmente mora e trabalha em Curitiba, Paraná, onde concluiu o doutorado em engenharia mecânica e o pós-doutorado em design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre em engenharia mecânica também pela UFPR e graduada em artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ainda no âmbito acadêmico, integrou a Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA) e criou o método See Color – A Linguagem Tátil das Cores (patenteado – BR 30 2018 003494 5). É artista plástica e professora de pintura há mais de 25 anos. Atualmente, trabalha e pesquisa nas seguintes áreas: tecnologia assistiva; acessibilidade da informação para pessoas com deficiência visual; linguagem tátil; inclusão; design universal; cor.

Ficha técnica:

Título: E por falar em cor, um pouco de teoria

Autora: Sandra Regina Marchi

Editora: Intersaberes

Páginas: 306