As cirurgias plásticas e outros procedimentos estéticos têm se tornado cada vez mais populares, mas especialistas alertam para a linha tênue entre a busca saudável pela beleza e os exageros que podem, muitas vezes, ser irreversíveis. Por isso, é importante analisar também o aspecto psicológico e emocional desses pacientes, pois desequilíbrios nessas áreas podem gerar a obsessão pela beleza. “O aspecto psicológico deve sempre ser considerado na anamnese de quem busca uma cirurgia plástica”, afirma o médico especialista em cirurgia plástica Bora Kostić.

Segundo ele, uma intervenção da neurociência na área da estética é fundamental para compreender as características, a motivação e a expectativa dos pacientes e, dessa forma, fazer uma triagem e identificar possíveis pacientes que sejam mais suscetíveis a fazer os procedimentos por outras razões do foro emocional e quais terão benefícios no pós-operatório, espelhando no aumento da sua qualidade de vida.

Acrescenta que há pessoas, muitas vezes guiadas por desequilíbrios emocionais que geram o excesso, que buscam procedimentos de forma obsessiva, o que, além de prejudicá-las esteticamente, pode afetar a sua saúde. “Por isso, é fundamental que o profissional identifique casos de exagero e instrua o paciente sobre quantidade, localização, harmonia e outros aspectos que contribuem para um procedimento mais seguro e que traga resultados realmente positivos”, ressalta.