Manter-se jovem é o sonho de muitas pessoas, mas esse objetivo é muitas vezes distorcido, tornando-o exclusivamente estético e esquecendo de como a juventude também deve se estender ao corpo, garantindo vitalidade, mobilidade e cognição. Algumas famosas entenderam esse segredo e utilizam truques de beleza que vão além da estética. A médica e cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento Elodia Avila analisou algumas dicas de beleza das famosas e seus resultados. “A juventude não é apenas estética, mas também funcionalidade, afirma.

Pouca gordura

No livro ‘Cher forever fit: o plano vitalício para saúde, boa forma e beleza’, a cantora Cher compartilha sua dieta com baixo teor de gordura. “Tento evitar comidas com uma grande quantidade de gordura, porque elas me deixam lenta e aumentam meu peso […] Massa me dá muita energia, assim como frutas como banana, mamão papaia e nectarinas, porque elas têm bastante açúcar, mas não do tipo refinado”, afirma a celebridade.

De acordo com Elodia Avila, dietas low-fat podem ajudar a manter o peso ideal e evitar problemas cardiovasculares. “Dietas com baixo teor de gorduras podem ajudar não só a manter um peso saudável, mas também a evitar problemas cardiovasculares futuros, mas sempre deve ser feita sob a orientação de um profissional”, alerta a médica.

Dança

Madonna já declarou que chega a dançar mais de 12 horas por dia e também adora praticar atividades físicas, principalmente quando precisa manter a energia para as turnês. A cantora também revelou dar uma atenção especial aos braços nos exercícios. “Praticar exercícios físicos é sempre importante para a saúde e a beleza, seja musculação ou dança, mas se torna mais eficiente em paralelo a outros cuidados, como a alimentação saudável”, explica Elodia.

Sono de qualidade

Marilyn Monroe revelou em vários momentos durante sua carreira o quanto valorizava um sono de qualidade, afirmando que tinha entre cinco e dez horas de sono. Contou também não usar roupas para dormir por acreditar que elas atrapalham o sono. “Meu único dia de lazer total. Às vezes, demoro até duas horas para acordar, aproveitando cada momento de sonolência”, disse ela em entrevista à revista Pageant. “O sono de qualidade é essencial para uma saúde forte, permitindo que o corpo se recupere adequadamente, o cérebro se mantenha ativo e ajuda a prevenir o envelhecimento da pele”, analisa a médica.

Alto-astral

Famosas como Ivete Sangalo, Eliana e Sophie Charlotte revelaram o quanto acreditam na importância do alto-astral e do estado de espírito para se manter jovem e saudável. “Manter o bom humor ajuda a afastar o estresse, o que comprovadamente prejudica a saúde e a beleza. Além disso, manter-se feliz estimula neurotransmissores importantes para a saúde do cérebro e manter a energia no dia a dia”, afirma Elodia.