Nesta época as pessoas costumam refletir sobre o ano, fazer um balanço sobre os fatos vividos, avaliar quais metas foram ou não alcançadas e se preparar para um novo ciclo. Todo esse ritual pode provocar uma alta carga de estresse emocional, que pode desencadear crises ansiosas ou depressivas.

Fechamento de ciclo

É comum nessa época do ano, por causa do fechamento de um ciclo e começo do outro, as pessoas se sentirem mais aflitas. Alguns indivíduos tiveram perdas, em vários sentidos, durante o ano e isso pode gerar tristeza. Importante destacar que tristeza é diferente de depressão.

A tristeza faz parte das emoções geradas pelas perdas e por aquilo que não se conseguiu realizar. Já na depressão, a pessoa tende a ficar paralisada, sem buscar soluções, envolvida em pensamentos negativos e com dificuldades de agir no que se faz necessário.

Perda de emprego, falência do negócio, morte de um parente, doença em família e problemas financeiros, são alguns gatilhos que podem desencadear essa ansiedade, tristeza e até mesmo uma depressão.

Expectativas de cada fase

De acordo com a idade, com a fase de vida, vivemos o final do ano de formas bem diferentes. Quando se é criança, adolescente, adulto jovem, quando se tem filhos pequenos ou se encontra na terceira idade. Cada fase vai gerar uma expectativa diferente frente a tal momento.

O amparo familiar e dos amigos é importante para a maioria das pessoas. A falta deste amparo, no caso de uma pessoa solitária, pode acentuar a ansiedade e a tristeza no final do ano.

Balanço de perdas e ganhos

As redes sociais acabam acarretando mais ansiedade, já que quem está infeliz compara sua vida com a de outros. Nas redes sociais, as pessoas tendem a mostrar somente o que é bom, e quem está infeliz pode ficar ainda mais triste.

Se o indivíduo não está bem, ele deve buscar suporte nas pessoas que são importantes para ele e tentar focar em suas conquistas e não no que não foi alcançado.

Fazer um balanço de perdas e ganhos, repensar as formas para o alcance de objetivos, é fundamental. Os projetos para o futuro ajudam a combater os sentimentos de tristeza que surgem no final do ano.