Neste livro, organizado pela psicoterapeuta Ana Rizzon, com a colaboração de inúmeros expoentes dos cenários nacional e internacional, o leitor navegará por praticamente todo os domínios teóricos e técnicos da terapia do esquema (TE). Desde os fundamentos teóricos e práticos da abordagem até as aplicações clínicas e integrações com outras modalidades terapêuticas, os capítulos abrangem o que há de mais inovador e atual no campo.

Escrita em linguagem acessível e didática, esta obra oferece um ferramental de técnicas cognitivas, vivenciais e comportamentais capazes de instrumentalizar desde terapeutas iniciantes aos mais experientes. Dividida em cinco partes, incluindo seus alicerces, teorias integrativas, intervenções em diferentes cenários e aplicação no tratamento de diferentes transtornos, apresenta conteúdo inédito em língua portuguesa, tornando-se um marco para a TE no Brasil.

Sobre a organizadora

Ana Rizzon é psicóloga clínica, terapeuta de casais há mais de 20 anos. Coordenadora e docente de cursos de terapia do esquema. Supervisora da prática clínica e escritora. Pós-graduada em psicoterapia familiar pela Universidade do Vale do Sinos (Unisinos) e em terapia cognitivo-comportamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formação em terapia do esquema pelo Instituto Wainer Psicologia (credenciado à International Society of Schema Therapy [ISST] e ao NJ/NYC Institute for Schema Therapy, Estados Unidos). Terapeuta com formação básica em terapia focada nas emoções (TFE) pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI).

Público-alvo

Terapeutas iniciantes e experientes, professores, instrutores e estudantes de graduação e pós-graduação em psicologia com foco na terapia do esquema.

Diferenciais da obra

Apresenta atualizações em terapia do esquema, bem como conteúdos inéditos em língua portuguesa. Reúne desde a base teórica até técnicas avançadas, sendo ferramenta essencial para a prática clínica de terapeutas focados nessa abordagem.

Ficha técnica

Título: Terapia do esquema: base teórica e estratégias avançadas

Organizadora: Ana Rizzon

Editora: Sinopsys

Páginas: 736