O LBAII® (Leader Behavior Analysis) em português: Análise do Comportamento do Líder II. É um instrumento que analisa a comportamentalidade do líder baseada no princípio de estilos da Liderança Situacional II, essa abordagem sugere que não existe um único estilo de liderança eficaz, e os líderes devem adaptar sua abordagem com base na situação específica e nas necessidades de suas lideranças.

A teoria baseia-se na interação entre dois fatores principais: o comportamento do líder e o nível de prontidão (ou maturidade) dos líderes. A ferramenta realiza um inventário a partir de situações críticas e a utilização de respostas baseadas no desenvolvimento situacional do liderado.

Assessment

O Assessment foi desenvolvido por Kenneth Hartley Blanchard, mais conhecido como Ken Blanchard, que é um renomado autor e consultor de negócios, especializado em liderança e gestão. Ele é coautor de vários livros populares, incluindo “O Gerente Minuto” (The One Minute Manager), que coescreveu com Spencer Johnson. Blanchard é conhecido por suas ideias sobre liderança situacional e gestão eficaz.

O instrumento mensura o grau de flexibilidade que o líder tem em navegar pelos quatro estilos de liderança e o grau de eficácia no exercício do seu papel de líder.

A aplicação do inventário se dá em processo de formação de líderes em SLII, como parte integrada da formação para o entendimento do status nas duas esferas de análise, e compreender o nível de desenvolvimento / maturidade do liderado. Não obstante, a aplicação também é feita em processos de atração, para verificar especificamente a flexibilidade que o postulante ao cargo tem em seu exercício de liderança.

Índice de Flexibilidade de Estilo de Liderança

Índice de Flexibilidade de Estilo de Liderança, que pode variar de 0 a 30, é um indicador do quanto o líder se julga flexível. Um índice mais próximo de 30 sugere que você usa mais de um Estilo de liderança com outras pessoas.

A maioria dos gerentes (68%) situa-se na faixa de 14 a 20 (norma) ao se classificar. Um índice acima de 20 indica que você está mais disposto a usar dois ou três Estilos quando trabalha com aqueles que lidera. Um índice abaixo de 14 sugere que você usa apenas um Estilo de liderança.

Índice de Eficácia de Estilo de Liderança

Índice de Eficácia de Estilo de Liderança, que pode variar de 20 a 80, é um indicador do quanto combina bem o Estilo de liderança com as necessidades de desenvolvimento do indivíduo baseado em percepções. Um índice mais próximo de 80 indica que você combina os comportamentos de liderança com as necessidades do indivíduo na maioria das situações.

A maioria dos gerentes (68%) situa-se na faixa entre 50 e 58 (norma) ao se classificar. Um índice acima de 58 sugere que você combina seu Estilo de liderança com as necessidades de desenvolvimento dos indivíduos representados nas vinte situações com mais frequência do que outros gerentes. Um índice abaixo de 50 indica que você não diagnosticou as necessidades dos indivíduos em cada uma das situações tão corretamente quanto outros gerentes.