De acordo com a pesquisa feita pelo The Leaders Lab, os líderes que assumiram liderar bem apesar das dificuldades, eram estatisticamente mais propensos a ter níveis mais altos de bem-estar, mais satisfação no trabalho, melhor desempenho e maior compromisso com sua organização do que outros líderes. Eles também eram propensos a relatar níveis mais elevados de desempenho para sua equipe e sua organização.

Fazer diferente

Segundo Paige Williams, cofundadora do The Leaders Lab, a pesquisa mostrou que os líderes que são capazes de prosperar mesmo em face de interrupções e incertezas, não estão apenas ‘fazendo’ as coisas de forma diferente, mas também possuem crenças sobre seus papéis e responsabilidades no trabalho. “Eles abandonaram modelos de liderança desatualizados que não servem mais a eles ou às pessoas que lideram e adotaram o que chamamos de mentalidade THRIVE”, explicou. A expressão remete às iniciais das soft skills (tailored, human-centered, realistic, inclusive, value-oriented e energizing, traduzidas abaixo):

  • Adaptado: eles flexibilizam voluntariamente seu estilo de liderança para se adequar a diferentes contextos.
  • Centrado no ser humano: eles procuram trazer à tona o que há de melhor em seu pessoal.
  • Realistas: eles aproveitam a instabilidade, a interrupção e a imprevisibilidade conforme necessário.
  • Inclusivo: eles dão espaço para diferentes perspectivas no dia a dia.
  • Orientados por valores: eles criam espaços psicologicamente seguros para aprendizagem e sucesso.
  • Energizante: eles estimulam a auto-responsabilidade e a autonomia.

Mentalidade THRIVE

“Diferentes crenças do THRIVE podem ser mais importantes para diferentes líderes e suas equipes em momentos diferentes”, disse Williams. “No entanto, nossos dados sugerem que quanto mais frequentemente os líderes demonstram suas crenças THRIVE, mais provável é que relatem níveis mais elevados de bem-estar, satisfação no trabalho, engajamento e desempenho para si próprios, sua equipe e sua organização.”

De acordo com a pesquisa, a mentalidade THRIVE faz com que o líder entenda cada desafio como uma oportunidade de aprendizado e crescimento, ao invés de ser um sinal de que não está à altura de seu papel.