Tenho notado os colaboradores do meu departamento cada vez mais desanimados e estressados. Embora a empresa ofereça assistência psicológica, noto uma resistência entre eles para usar o serviço. Como incentivá-los e mostrar que cuidar da saúde mental é tão importante quanto uma boa alimentação ou uma boa noite de sono, inclusive para a produtividade na empresa?

Mudança é uma porta que se abre pelo lado de dentro e não de fora. Você não irá mobilizar e motivar ninguém a fazer algo que eles acreditem que não tenha valor. Importante refletir sobre isso. Dê a eles um motivo, um significado e não a chave para a resposta. Eles é que terão que buscar a resposta por si só.

Mas você tem algumas formas de influenciar. Veja algumas maneiras:

  • Sendo um exemplo, isto é mostrando que você também busca ou buscou esse apoio em momentos da sua vida
  • Conversando reservadamente com aqueles colaboradores que você perceba precisarem mais dessa ajuda
  • Mobilizando outros influenciadores com essa mensagem e missão. Eles podem não te ouvir mas poderão ouvir outros colegas
  • Articulando essa procura como uma ação para apoio para um baixo desempenho

Mais do que nunca precisamos de resiliência emocional (saber lidar com todas as emoções de uma maneira saudável e construtiva) e plasticidade mental (mudar modelos mentais, desapegar, aprender, desaprender e reaprender).