Estudo revelou que 48% dos líderes de RH esperam que a pandemia afete negativamente os resultados de negócios. Como se adaptar diante desse cenário? Como os líderes podem reinventar e transformar os RHs através dessas tendências?

Importante lembrar que não só líderes de RH e nem somente brasileiros, mas a pandemia teve um impacto muito grande nos negócios e nas vidas das pessoas. Tudo foi colocado de ponta cabeça da noite para o dia. Nada ficou estável e igual ao que estava. Evidente que alguns negócios foram impactados positivamente, por exemplo e-commerce e deliverys, enquanto outros negativamente, por exemplo eventos e entretenimento.

Nosso contexto está, cada dia que passa, mais complexo, a tecnologia tem feito aumentar o número de conexões e consequentemente a volatilidade, a incerteza e a ambiguidade.

Não há mais como prever como será o futuro.

Hoje em dia, a própria gestão da complexidade exige dos gestores:

•       visão do todo e não da parte – é importante olhar a floresta.

•       grande velocidade na tomada de decisão – movimento é importante já que as mudanças muitas vezes acontecem sem sobreaviso.

•       pensar fora da caixa, não dogmatizar soluções – ser criativo diante das incertezas.

•       colaboração e co-criação entre as equipes, redes de colaboração – estar conectado para entendimento rápido do contexto.

•       agilidade, saber mover-se com grande flexibilidade, estrutura leve.

 É por esta razão que a Gestão da Complexidade deve ser internalizada em todas as áreas da empresa e em particular na área de RH.