Líderes estão passando por desafios diários com seus colaboradores, entre elas quais informações devem ser transmitidas e como lidar com os efeitos secundários da ruptura social e econômica causada pelo Covid-19.

Pesquisas realizadas por grupos de psicólogos no Estados Unidos mostraram que as pessoas preferem respostas honestas, mesmo quando as notícias são ruins. De acordo com Roxane Cohen Silver, PhD, e professora do departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, reter informações ou tratar as situações como se tudo fosse passar logo pode fazer com que a equipe perca a confiança no líder. No caso do Covid-19, isso inclui admitir que não sabe como ele afetará nossas vidas nos próximos meses.

Os estudos reuniram algumas medidas que os líderes podem adotar durante esta situação: fazer comunicados que transmitam empatia e otimismo; reconhecer as dificuldades pessoais que muitos enfrentam durante o período; organizar um fórum de feedback para receber dúvidas e sugestões, além de propor intervalos para redefinir e reorientar o foco das ações a serem adotadas.