O modelo de intervenção comunicativa, descrito no livro Intervenção em autismo – modelo de Atenção Conjunta e Modulação Emocional (ACME), foi especificamente desenvolvido para ser ensinado não somente a profissionais da área de TEA (Transtornos do Espectro Autista), transtornos do desenvolvimento e transtornos da comunicação e da linguagem, mas também às famílias. O enfoque de ACME forma parte de uma série de pesquisas que está sendo desenvolvida por diferentes universidades no Chile e de programas de mestrado em TEA, sendo utilizada por clínicos, professores e famílias em geral.

As atividades apresentadas têm sido aplicadas por muitas famílias durante os últimos 20 anos, ajudando a utilizar as rotinas cotidianas, o tempo e as situações naturais do convívio familiar, facilitando os processos de estimulação comunicativa de crianças com TEA e melhorando a qualidade de vida familiar.

Ao longo desse período, os autores aplicaram o sistema de coaching familiar, ensinando aos pais e demais membros das famílias como estimular o desenvolvimento comunicativo, cognitivo e o controle emocional de crianças com autismo severo, moderado e leve, além de outros casos de patologias que afetam a comunicação e a interação social, tais como Síndrome de Down, Angelman, X Frágil, entre outros. O enfoque tem fundamentos na Neurociência da linguagem e da comunicação, na linguística cognitiva e na própria experiência dos autores como pais de um menino com TEA severo.

O texto se complementa com as anedotas e as reflexões de uma mãe e um pai em permanente aprendizagem do que significa conviver com uma pessoa com TEA.

De uma forma irreverente, são apresentados os desafios, dúvidas, questionamentos e avanços cotidianos que orientam a valorar as coisas mais importantes de serem pais de uma pessoa com TEA (ou qualquer outro transtorno) e de aceitar amorosamente a diferença.

FICHA TÉCNICA

Livro – Intervenção em autismo – modelo de Atenção Conjunta e Modulação Emocional (ACME)

Autores – Miguel Antônio Higuera Cancino e Flávia Kaufmann

Editora – Wak

Páginas – 224 páginas