No Abril Azul, uma iniciativa global dedicada a aumentar a conscientização sobre o autismo, o livro ‘Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista’ ganha uma segunda edição com capítulos revisados e atualizados para acompanhar a evolução dos estudos da área. Organizada pelas psicólogas Ana Carolina Sella e Daniela Mendonça Ribeiro, a nova versão traz informações essenciais sobre mudanças nas intervenções para pessoas no espectro autista.

A obra reúne capítulos de pesquisadores e clínicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais. Traz informações fundamentais para que os profissionais e estudantes compreendam a Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) e as avaliações, intervenções e considerações éticas no trabalho com as pessoas no espectro autista.

Entre as novidades, estão dois novos capítulos. Um deles aborda questões éticas e polêmicas atuais sobre a ABA aplicada ao TEA. O outro trata da avaliação e da intervenção nas habilidades orais-motoras de alimentação em uma interface importante da ABA com a fonoaudiologia.

Avanços

Doutora e mestre em educação especial, Daniela conta que, desde a publicação da primeira edição do livro, em 2018, houve muitos avanços no tratamento do TEA. “Esses avanços estão relacionados, principalmente, à ampliação da já comprovada efetividade de procedimentos baseados na ABA para ensinar novas habilidades e no trabalho com excessos comportamentais que costumam representar comportamentos interferentes à uma qualidade de vida mais ampliada. Além disso, nos últimos cinco anos, temos discutido questões éticas importantes na tentativa de proporcionar um tratamento mais compassivo a essa população”, explica a professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Já Ana Carolina é analista do comportamento, certificada internacionalmente, e fala mais sobre os aspectos polêmicos e éticos presentes na nova edição. “Dado o calor das discussões na área nos últimos 2 a 3 anos, os autores buscaram trazer informações sobre a importância da avaliação do assentimento e do trauma e como as intervenções devem se modificar de acordo. O livro também está repleto de discussões sobre qualidade de vida e atendimento compassivo a essa população. O material está atualíssimo e esperamos que os leitores se beneficiem da leitura da segunda edição”, relata a doutora e mestre em ciências do comportamento aplicada e educação especial.

Ficha técnica

Título: Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista

Organizadoras: Ana Carolina Sella e Daniela Mendonça Ribeiro

Editora: Appris

Páginas: 430