Esse assunto continua constantemente causando divergências, em todos os setores: o governo, a escola, a família qual a melhor opção a inclusão ou separar essas crianças?

O comportamento da criança neuro atípica deve ser estimulado, e conviver em sala de sala de aula com outras crianças, favorece o seu desenvolvimento, interação social e desenvolvimento das habilidades sociais.

Desenvolvimento efetivo

A criança com TEA precisa ser incluída e não excluída, ter o direito e acesso a tudo que é oferecido a todas as crianças típicas. Fazer parte da sociedade, ter a oportunidade de estar inserida, de fazer se tronar autônoma e fazer escolhas

Além de terapias, do empenho da família é fundamental a inclusão na escola, interação com os amiguinhos, dessa forma favorecendo o desenvolvimento do comportamento.

Análise de Comportamento Aplicada

Hoje muito tem se ouvido falar sobre as possibilidades de intervenção psipedagógica através da Análise do Comportamento Aplicada, para o tratamento do espectro Autista.

Essa técnica tem sido estudada e apontou resultados positivos, podendo criar estratégias que propiciem o desenvolvimento no comportamento das crianças, o ABA vem para colaborar como forma de intervenção eficaz no tratamento do desenvolvimento do comportamento.

É importante que profissionais e a família envolvida nesse tratamento, nessa educação possam conhecer sua aplicabilidade na vida diária desse sujeito.

O que é o ABA?

Seu objetivo principal é o aumentar o repertório de comportamentos adequados, identificar comportamentos inadequados, ampliar e reforçar os comportamentos bons e reduzir e extinguir os comportamentos inapropriados.  

Os pressupostos teóricos embasam Análise Aplicada do Comportamento (ABA) como uma das possibilidades na educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para inclusão dessas crianças em escolas comuns, propiciando uma vida com maior autonomia, sendo preciso um treinamento de habilidades sociais. Estudos apontam que o ABA hoje é uma das técnicas que possibilitam aumentar o repertório comportamental dessas crianças e possibilitar uma maior independência na vida diária dessas crianças. 

E MAIS …

Intervenções baseadas no método ABA

Estudos indicam a Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA) como uma das possíveis formas de intervenção para propiciar maior autonomia a esses sujeitos.

As intervenções baseadas no método ABA podem ser realizadas por profissionais da saúde como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos entre outros.