Os pais geralmente desejam o melhor para os seus filhos e querem que eles alcancem altos patamares na vida social, acadêmica, financeira, profissional etc. No entanto, em alguns casos, podem se tornar obcecados com o sucesso dos filhos e usá-los como muleta para suprirem suas próprias necessidades de atenção, os colocando em situações de extrema pressão.

O narcisismo é um transtorno caracterizado pelo ego inflado, pela visão distorcida de si, capacidade de manipular para chamar a atenção, falta de empatia e necessidade de aprovação social constante. Quando um pai sofre dessa condição e não tem meios de aparecer por si só, muitas vezes, utiliza os filhos para isso. “Pais que são inseguros e narcisistas usam os filhos como ‘pedra e vidraça’, como ‘arma e escudo’, isto é, usam as crianças para atacar e se defender. E se a criança tem algum talento, usam para se autopromover”, afirma a neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner, conhecida como Dra. Leninha.

Especialista no tratamento de diversos transtornos e habilitada para aplicação de testes psicomotores reconhecidos mundialmente, ela é doutora em psicologia e neurociências, mestre em psicanálise e perita judicial em psicologia. Também é fundadora da Substância Singular Psicologia Clínica, onde atende pacientes com necessidades psicológicas e emocionais, atua na área de psicometria, fazendo testagem de quociente de inteligência (QI), é palestrante e presta consultorias particulares como mediadora de conflitos organizacionais.

Fale sobre a cultura narcisista dos pais e as redes sociais.

A cultura narcisista dos pais sempre esteve refletida na sociedade, em especial, nos famosos concursos infantis de mini miss, muito famosos nos Estados Unidos e uma das maiores formas de válvula de escape de mães narcisistas que põem as filhas em situações impróprias para sua idade para satisfazer sua necessidade de atenção. No entanto, com o desenvolvimento e a popularização da internet, as redes sociais têm surgido com plataformas perfeitas para receber a aprovação social instantânea que os pais narcisistas precisam. A cultura narcisista utiliza-se do mundo virtual por meio das redes sociais, em que tudo parece perfeito. No entanto, em troca de um ganho imediato, instantâneo e fugaz, há perdas concretas e danos emocionais por tempo indeterminado. A fama através da viralização de algo ou alguma coisa precisa ser acompanhada de perto por profissionais capacitados para cuidar da saúde emocional do famoso em questão. Se isso acontecer em tenra idade, maior cuidado é exigido, pois os pequenos ainda não têm recursos emocionais para lidarem com a fragilidade da exposição, que pode ser arisca e imprevisível.

Quais podem ser os impactos do narcisismo dos pais na saúde das crianças?

Estar submetido desde cedo a situações de extrema pressão e ambientes com os quais seu cérebro ainda não está preparado para lidar pode trazer uma série de problemas para a criança no futuro. A infância é uma fase importante para o desenvolvimento físico e mental das crianças, e esse desenvolvimento pode ser alterado pelas rotinas desgastantes que os pais submetem os filhos, grandes responsabilidades depositadas nas crianças, estímulo à ambição e pressão precoce podem gerar danos irreversíveis. As crianças possuem fases muito bem definidas que devem ser respeitadas. Esses ritmos da vida são chamados de cronobiologia. Todas as nossas ações e reações têm êxitos diferentes de acordo com o momento particular em que elas acontecem, visto que o poder do tempo influencia profundamente em toda e qualquer manifestação biológica. Pais que depositam em seus filhos a responsabilidade de rentabilizar, monetizar, através de aparições de impacto que gerem fama e sucesso, invariavelmente, podem transmitir aos filhos a sensação de carregarem o peso de ser a ferramenta de resolução dos problemas de uma família. Quando crianças são obrigadas a atingirem metas as quais elas próprias não se propuseram, mas, sim, seus pais narcisistas, esse estado de tensão e estresse crônico provocado por altas expectativas e performances irretocáveis pode levar a uma estafa mental e física. A ansiedade gerada por essa expectativa de fama e obtenção de sucesso pode levar, na sua frustração de manutenção, a um estado de depressão de difícil tratamento e cura, refletindo para todo o desenvolvimento do ciclo vital.

Devido à necessidade de atenção, pais narcisistas podem fazer as habilidades dos filhos parecerem maiores do que são?

Crianças superdotadas sempre chamam bastante a atenção da população e da mídia, uma grande oportunidade para os pais narcisistas usarem seus filhos para chamar atenção para si mesmos. No entanto, nem sempre, as crianças realmente apresentam superdotação. Na verdade, as supostas altas habilidades são fruto de rotinas desgastantes de estudos às quais são submetidas pelos pais como forma de aproveitar o ápice da plasticidade cerebral dos pequenos para que eles aprendam mais conteúdos, sem necessariamente ter habilidades fora do normal. Com base na minha experiência em atender pais de crianças superdotadas, posso afirmar que, sim, alguns pais inflam os resultados dos filhos para que suas habilidades pareçam maiores do que realmente são, até induzindo a personalidade da criança. Eles aproveitam o auge da plasticidade cerebral das crianças para que ela consiga absorver mais conteúdos, distorcendo a noção de altas habilidades, pois, nesses casos, não existe uma superdotação e sim uma intelectualidade. Essa diferença é logo notada, pois, às vezes, a criança é precoce e não superdotada e, no decorrer do ciclo vital, a inteligência fica consoante com a idade. Então fica claro que toda a situação ganhou grandes proporções devido à necessidade dos pais por atenção. Deixo claro, ainda, que há crianças que têm comprovada a superdotação (altas habilidades) por meio de testes. Elas são acompanhadas de perto por pais e profissionais da área e crescem saudáveis e bem adaptadas.