De acordo com a autora do artigo, Sarah Asebedo, da Texas Tech University, há um corpo robusto de evidências teóricas e empíricas de que as emoções positivas realmente apoiam e criam os comportamentos necessários para que as pessoas tenham sucesso em sua vida financeira (por exemplo, ganhar dinheiro, exercer controle, ficar sem dívidas, ter mais tempo antes de tomar decisões).

Pela pesquisa, emoções positivas também têm uma relação causal com a criação de riqueza, conforme definido pela riqueza líquida (ativos menos passivos).

A teoria de ampliação e construção de emoções positivas, de Barbara Fredrickson, afirma que as emoções positivas ampliam a mentalidade de uma pessoa e permitem que ela pense de forma mais criativa, identifique e se envolva em uma gama mais ampla de comportamentos e melhore a capacidade de resolução de problemas. As emoções negativas, por outro lado, restringem essas habilidades.

Construção de emoções

Os comportamentos financeiros são complexos e abrangem os recursos psicológicos, sociais e intelectuais de uma pessoa. A construção de emoções positivas expandem esses recursos.

Além disso, muitas vezes não há apenas uma solução financeira possível para um problema ou objetivo financeiro. Portanto, ter a capacidade de pensar amplamente e identificar vários resultados e caminhos possíveis é essencial para o sucesso financeiro. Assim, emoções positivas, ajudariam os consumidores a executar os comportamentos financeiros necessários para adquirir e aumentar sua riqueza.

Personalidade em pauta

Nosso estudo mostrou também que a personalidade desempenha um papel na acumulação de riqueza. Existem vários comportamentos necessários para acumular riqueza (por exemplo, autocontrole, correr riscos, rastrear despesas, gerenciar dívidas etc.) e esses comportamentos podem ser mais “estressantes” para alguns do que para outros.

Existem diferenças baseadas na personalidade para tolerância ao risco, tendências de gerenciamento de dinheiro e assim por diante. Portanto, é difícil dizer que acumular riqueza é estressante em geral para todos.

Estados emocionais

Se os recursos financeiros produzem emoções positivas, isso sugere que buscar renda e riqueza é necessário para a felicidade. Por outro lado, se a criação de riqueza resulta de diferenças na forma como as pessoas pensam, sentem e se comportam, isso sinaliza que o consumidor tem maior controle sobre seu futuro psicológico e financeiro. Portanto, os consumidores podem moldar seus atuais padrões de pensamento, estados emocionais e comportamentos por meio de conscientização e intervenção para criar mudanças significativas no comportamento financeiro.

Não se deve esquecer que a riqueza líquida dos consumidores também pode afetar suas emoções positivas. Portanto, intervenções psicológicas positivas podem ser necessárias para proteger emoções positivas durante crises econômicas ou flutuações gerais do mercado que alteram os níveis de riqueza líquida (por exemplo, a Grande Recessão).