O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado como um distúrbio do desenvolvimento neurológico relacionado a dificuldades comportamentais, desenvolvimento da comunicação e socialização.

Existem tipos diferentes de autismo.

Verdade. Há quatro tipos de déficits que se diferem entre si e englobam comunicação, interação social, repertório restrito e comportamentos estereotipados e repetitivos. Além disso, o autismo apresenta variações em níveis. Existem três níveis de gravidade dentro do espectro autista dos quais serão avaliados os prejuízos na comunicação social e os padrões de comportamentos restritos e repetitivos, sendo eles: nível 3, exigindo apoio muito substancial; nível 2, exigindo apoio substancial; e nível 1, exigindo apoio.

Toda pessoa com TEA tem inteligência acima da média.

Mito. O autismo pode apresentar uma grande diversidade de sintomas e níveis. Assim, existem pessoas com TEA que têm habilidades direcionadas para algum assunto de interesse, mas não são todas.

É possível ser diagnosticado com autismo depois de adulto.

Verdade. Embora os sinais comecem a surgir nos primeiros anos de vida, podem não ser percebidos. A pessoa com TEA pode se adaptar como qualquer outra, mas pode seguir apresentando dificuldades que interferem no seu dia a dia, como, por exemplo, nas relações sociais, porém que não foram investigadas e acompanhadas anteriormente. O diagnóstico é clínico, ou seja, não existe um exame específico para detectar TEA, por isso, é preciso observar o paciente. Alguns sinais que podem indicar o transtorno são: atraso na fala, interesse compulsivo por determinados assuntos e dificuldades de socialização e participação de atividades em grupos. A observação clínica se mostra importante para o diagnóstico, em que se considera a singularidade e subjetividade de cada sujeito, lembrando que é preciso ter cuidado para classificações generalizadas e banalizadas. Não é possível fazer um diagnóstico somente com um checklist obtido na internet. É importante, também, fazer uma investigação, incluindo avaliação auditiva e neurológica, para excluir outros possíveis diagnósticos.