Um crescente corpo de evidências conclui que direcionar o estilo de vida e os fatores de risco vascular têm um efeito benéfico no desempenho cognitivo geral. Uma nova revisão no Journal of Alzheimer’s Disease , publicada pela IOS Press, examina pesquisas que descobrem que a aptidão espiritual e Kirtan Kriya, uma prática meditativa simples de 12 minutos, pode reduzir múltiplos fatores de risco para DA.

Aptidão espiritual

De acordo com os autores do estudo de Dharma Singh Khalsa, da Fundação de Pesquisa e Prevenção de Alzheimer, e Andrew B. Newberg, do Departamento de Medicina Integrativa e Ciências Nutricionais, da Universidade Thomas Jefferson, a pesquisa revela que o envolvimento religioso e espiritual pode preservar a função cognitiva à medida que envelhecemos.

A aptidão espiritual é uma nova dimensão na prevenção da Doença de Alzheimer, entrelaçando o bem-estar básico, psicológico e espiritual. Os autores discutem a pesquisa sobre como esses fatores afetam a função cerebral e a cognição. Por exemplo, o bem-estar psicológico pode reduzir a inflamação, doenças cardiovasculares e deficiências. Significativamente, os indivíduos que têm uma pontuação alta em uma medida de “propósito na vida” (PIL), um componente do bem-estar psicológico, tiveram 2,4 vezes mais probabilidade de permanecerem livres da doença do que os indivíduos com baixo PIL.

Efeitos físicos e psicológicos

O estresse e o controle do estresse são tópicos pouco discutidos na prevenção da DA, mas os autores apontam que há ampla evidência de que os efeitos físicos, psicológicos e emocionais do estresse podem elevar o risco da DA. Kirtan Kriya (KK) é uma meditação cantada de 12 minutos que envolve quatro sons, respiração e movimentos repetitivos dos dedos, com efeitos na melhora do sono, redução da depressão e aumento do bem-estar e do fluxo sanguíneo para áreas do cérebro envolvidas na cognição e regulação emocional. Pesquisas com indivíduos saudáveis, cuidadores e pessoas com declínio cognitivo descobriram que a prática melhora a cognição, retarda a perda de memória e melhora o humor.