ESTUDO DE CASO

A Mesa Lira, também conhecida como Monochord Table, foi concebida pelo musicoterapeuta suíço Joakim Mars em 1989.

Ele se inspirou no Monicordio de Pitágoras, um instrumento composto por uma corda apenas, criada por Pitágoras (500 aC), filósofo grego que usava a música para aliviar a ansiedade e melhorar a imunidade dos seus pacientes. No Brasil foi introduzida pelo musicoterapeuta Marcelo Petraglia em 2002.  

Usei esse método para tratar uma paciente com a queixa pontual de dor física no pé.

Dor emocional

JP veio fazer uma sessão de fisioterapia por conta de uma dor localizada numa região do seu pé esquerdo. Como ela estava em viajem, faria uma sessão apenas. Essa dor já estava ali há 2 anos, após ter sofrido a mordida no pé por um Coelho. Desde então fez inúmeros tratamentos, inclusive fisioterápicos.

Expliquei a ela que algo emocional poderia ser a causa das dores, mas ela não identificou nada. Fiz uma postura de RPG e liberação miofacial e pedi a ela que se lembrasse de algo e quisesse, poderia me contar. Num determinado toque no seu pé, ela chorou e expressou algo que ela nem percebia que estava atuando: no momento em que foi mordida, ela brigou com uma sobrinha querida e nunca mais se falaram. Ela chorou.

Frases sistêmicas

Pedi a ela que repetisse algumas frases sistêmicas para ressignificação do que houve enquanto eu tocava a Mesa Lira.  Frases como: – Querida sobrinha, agora vejo você. Eu te amo e sinto muito.

Após algumas repetições, continuei tocando e ela repousou. Ao final contou que vieram inúmeras imagens com luzes coloridas, se sentia em paz e sem dor no pé.

Algumas semanas depois, JP entrou em contato comigo dizendo que não tinha mais a dor no pé e que tinha procurado a sobrinha e que agora estava tudo bem.