Pesquisa publicada pela Psychology Research and Behavior Management descobriu que tirar selfies, postar e assistir tem um efeito negativo no humor e na confiança corporal dos adolescentes. Isso ocorre porque a selfie é usada principalmente como uma maneira de obter reconhecimento e validação de pares.

Os cientistas também observaram que ver selfies pode ser tão ruim quanto publicá-las. Isso ocorre porque o que o adolescente está olhando é quase sempre uma imagem encenada e estrategicamente editada de um rosto – ainda assim, os adolescentes a registram como se fosse a coisa real.

Destaque nas pesquisas

Outro estudo, desta vez publicado pelo Journal of Media Psychology, descobriu que as meninas exerciam a vigilância corporal nas mídias sociais idealizando o “ideal de corpo magro”.

O estudo também apontou que as meninas valorizavam a aparência em detrimento da competência.

Um ponto importante destacado pelos pesquisadores foi que as mídias sociais podem contribuir para a questão da imagem corporal mais do que as mídias tradicionais, pois a visualização e compartilhamento de imagens sexualizadas torna-se uma experiência socialmente compartilhada nessas plataformas.

Por exemplo, os usuários costumam discutir os corpos dos indivíduos que veem no Instagram, o que pode intensificar as ligações entre imagens sexualizadas e auto-objetificação.

Vigilância social estimulada

Publicado no The Journal of Psychology, outra pesquisa mostrou que a dinâmica da vigilância social estimulada pelas redes sociais pode impactar negativamente os usuários adolescentes porque os incentiva a perseguir o que é considerado normal, desejável e popular na comunidade online, em vez de representar sua verdadeira identidade.

Mais pesquisas são necessárias para mostrar como utilizar as redes sociais com responsabilidade, mas para o ex-diretor de divulgação da Campanha Nacional de Conscientização da Saúde Mental e atual diretor de bem-estar da Geffen Academy na UCLA, Ross Szabo, sugere:

  1. Fazer pausas frequentes nas redes sociais . Verificar com as pessoas na vida real suas reações. Reservar um tempo para se conectar com amigos, familiares e pessoas da escola para ver como as pessoas interagem com você em vez de depender apenas das mídias sociais.
  2. Ser o mais autêntico possível nas redes sociais. Quando você estiver nas redes sociais, poste sobre todos os tipos de coisas que são importantes para você e não apenas as melhores coisas ou lados de você que podem ser superficiais. Quanto mais autêntico você for nas mídias sociais, mais autênticas suas experiências podem ser online e offline.