Como a superdotação é mal compreendida, os ambientes educacionais, sociais e profissionais podem contribuir para os problemas sociais por não acolherem adequadamente essas pessoas. Além disso, ao contrário daqueles com diferenças de aprendizagem tradicionais, é mais difícil ver onde a superdotação pode criar desafios quando há tantos aspectos positivos.

Compreensão rápida

De acordo com o Instituto Davidson , as pessoas exibem as seguintes tendências: compreensão rápida, compreensão intuitiva do básico, tendência à complexidade, necessidade de precisão, expectativas elevadas, interesses divergentes – e um senso de humor peculiar . Eles geralmente mostram “desenvolvimento assíncrono”, estando notavelmente à frente em algumas áreas enquanto são medianos ou atrasados ​​em outros aspectos.

É difícil saber onde eles se encaixam, e os ambientes educacionais normalmente não são projetados para acomodar suas diferenças.

Embora muitas coisas contribuam para a superdotação, incluindo vários tipos de inteligência, fatores genéticos e educação, uma área-chave de interesse é a personalidade. As pessoas superdotadas parecem diferentes em termos de personalidade em comparação com indivíduos “não-dotados”?

Meta-análise da literatura

Os pesquisadores Ogurlu e Özbey (2021) conduzem uma meta-análise da literatura sobre personalidade e superdotação para ver onde os 5 grandes traços de personalidade de extroversão, consciência, abertura à experiência, neuroticismo e amabilidade se encaixam.

Usando métodos estatísticos sofisticados, eles compararam as medidas de personalidade entre grupos de superdotados e não-superdotados para ver quais traços de personalidade se correlacionavam significativamente com a superdotação. Não houve diferenças significativas entre os grupos superdotados e não superdotados para Amabilidade, Extroversão, Consciência ou Neuroticismo.

A abertura para a experiência é um componente chave da inteligência, contribuindo para a criatividade e a capacidade de considerar várias opções e perspectivas na abordagem da vida, na resolução de problemas e na compreensão de situações complexas. A abertura se encaixa na tendência observada que as pessoas dotadas têm para a complexidade e o pensamento divergente, e a notável e às vezes surpreendente habilidade que as pessoas dotadas têm de ver coisas que outros nunca notariam ou mesmo imaginariam.

Quebra de paradigmas

Outra implicação importante deste estudo é que, embora as pessoas superdotadas às vezes sejam estereotipadas como tendo personalidades desajeitadas ou mal-adaptativas, traços menos sociais, incluindo menor extroversão , menor afabilidade e maior neuroticismo não foram correlacionados com superdotação.

Muitas abordagens educacionais enriquecidas incluem pedagogia projetada para cultivar a imaginação, a criatividade e o pensamento lateral. A pesquisa sobre a superdotação é importante para dissipar os mitos e o estigma que são obstáculos para que os indivíduos superdotados prosperem ao longo da vida, bem como para ajudar a desenvolver e fornecer os recursos necessários para que a sociedade se beneficie melhor desses indivíduos.