As mudanças provocadas pelas medidas de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus impuseram aos psicanalistas e aos pacientes uma nova configuração do setting analítico: nada de divã e poltrona, dispositivos definidores da Psicanálise. Com isso, os praticantes se depararam com sessões virtuais para prosseguir o tratamento, e então perguntas surgiram sobre o papel do corpo na Psicanálise e as incidências do contexto e trauma sociais sobre aqueles que demandam atendimento clínico. Mais: como a análise pode auxiliar na compreensão do sujeito contemporâneo, premido por dilemas cada vez mais complexos?

Psicanálise e pandemia, organizado pelo Fórum do Campo Lacaniano do Mato Grosso do Sul, busca, através de artigos escritos por autores de diversas regiões do país e do mundo, entender como a presente situação afetou a prática clínica e a sociedade, estando ambas atravessadas, desde a fundação da Psicanálise, pelo luto, mal-estar político e angústia frente às incertezas e instabilidades do mundo.

Para dar cabo da reflexão, os autores recorreram tanto a textos seminais da formação analítica — como Luto e melancolia, de Sigmund Freud, e O aturdito, de Jacques Lacan — quanto a obras de arte e a acontecimentos políticos recentes, visando pôr o discurso analítico em circulação na esfera pública, hoje saturada pelos discursos científico, da autoridade, do mestre e, sobretudo, pelas fake news, e reelaborar sua epistemologia.

Ficha Técnica:
Título:
Psicanálise e pandemia
Organizado: Fórum do Campo Lacaniano do Mato Grosso do Sul
Editora: Aller
Páginas: 208