O evento mostra a importância do debate sobre a Psicologia da Saúde. No ano de 2007, realizou-se o “I Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde”, organizado pela Associação Brasileira  de Psicologia da Saúde (ABPSA) em São Bernardo do Campo, na Universidade Metodista de São Paulo. A partir deste congresso, que teve a presença de membros da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS), estabeleceu-se a parceria entre Brasil e Portugal.

Em 2009, foi organizado em Portugal (Lisboa) o “I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde”, centrado no tema “Experiências e intervenções em Psicologia da Saúde”.

Em 2011, foi realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o “II Congresso Brasileiro e Luso Brasileiro de Psicologia da Saúde”. Em 2013, na Universidade do Algarve houve a integração do “III Congresso Luso-Brasileiro e II Ibero-Americano de Psicologia da Saúde”.

Os congressos subsequentes aconteceram nas Universidades Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Taubaté (UNITAU) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), respectivamente III, IV e V Congressos Brasileiros e IV Luso-Brasileiro De Psicologia Da Saúde, todos com ênfase em Psicologia da Saúde. Em 2019, realizou-se o V Congresso Luso-Brasileiro De Psicologia Da Saúde na Universidade do Algarve.

Em 2021 será realizado o VI Congresso Brasileiro, e VI Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde com o tema “Desafios da Interdisciplinaridade na perspectiva da integralidade”. Para discutir esta ampla proposta, foram definidos eixos temáticos que pudessem concentrar estudos e autores que se dedicam a aprofundar o olhar sobre seus objetos e áreas de estudo. Os eixos propostos são os seguintes:

Maternidade, Conjugalidade e Parentalidade; Psicossomática; Psicologia Jurídica e Forense; Gênero e Diversidade; Envelhecimento; Infância e Adolescência; Neuropsicologia: diagnóstico e intervenção; Interdisciplinaridade na saúde (atenção básica, especialidade, hospitalar e alta complexidade); Políticas Públicas e a Formação da(o) Psicóloga(o); Promoção de Saúde na escola; Espiritualidade; Urgência e Emergência em Psicologia; Práticas integrativas e complementares; Psicologia Política.

Nesta edição, será realizado simultaneamente o “I Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde Perinatal: Maternidade, Conjugalidade e Parentalidade”, uma temática atual e de relevância nos cenários acadêmico e social.

DATA: 19, 20 e 21 de Maio de 2021

ONDE: UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) – PARAÍSO

Rua Vergueiro, 1211 – Paraíso
São Paulo – SP – CEP 01504-000

MAIS INFORMAÇÕES:

Site: https://www.psicologiadasaude2021.com.br/home
Telefone: (11) 2166-1000