Se, ao pensar em psiquiatra da infância e adolescência, o que lhe vem à mente é aquele(a) profissional que vai preencher um checklist de sintomas e, em seguida, oferecer uma receita com um remédio, você está pensando errado. Pelo menos não deveria ser assim. Então, o que é um psiquiatra da infância e da adolescência?

É um médico, que faz três anos de residência médica em Psiquiatria, um quarto ano de residência em Psiquiatria da Infância e da Adolescência e estuda o resto da vida. Ou seja, sua formação mínima é de dez anos.

Ampla avaliação

Esse profissional deve não só estar apto a compreender a queixa trazida (em geral, pelos pais ou cuidadores do menor), mas saber avaliar de forma ampla a criança ou adolescente. Deve entender de desenvolvimento infantil, desenvolvimento do adolescente e suas peculiaridades; questões que envolvem não só comportamento, mas também aprendizagem, desenvolvimento psicológico, papéis sociais e vida familiar.

Esse profissional deve saber muito sobre Psicopatologia (estudo das doenças e dos transtornos mentais), deve entender dos processos de adoecimento mental e conhecer as diferentes formas de abordagens para o tratamento dessas condições (tantos as farmacológicas, como as não-farmacológicas).

Abordagens e intervenções

Sobre os tratamentos farmacológicos (remédios), é fundamental conhecê-los muito bem, pois quanto mais conhecimento específico, melhor saberá quando usá-los e quando não usá-los.

Deve saber trabalhar em equipe, porque situações complexas (e problemas psiquiátricos na infância e na adolescência raramente são simples), exigem respostas complexas e, muitas vezes, várias abordagens e intervenções.

O psicólogo, o fonoaudiólogo, o terapeuta ocupacional, o psicopedagogo, o professor, enfim, todos os profissionais que, eventualmente, fazem parte da vida dessa criança ou adolescente, são imprescindíveis parceiros na jornada para atingir seu bem-estar.

Ser acolhedor com as famílias, compreender suas dúvidas e dar direcionamento quando tudo parece confuso, também é papel do psiquiatra da infância e adolescência, pois as famílias que chegam a esse profissional, muitas vezes estão em sofrimento e culpa pela condição do seu filho.

Trabalhar com a Psiquiatria da Infância e Adolescência requer, não só conhecimento, como um “talento” para administrar tantas variáveis. Mas é um prazer enorme poder contribuir para o bom desenvolvimento de uma criança, de um adolescente e de suas famílias.

E MAIS…

Pontos importantes

A avaliação e o tratamento em Psiquiatria Infantil envolvem:

– Entrevistar/ avaliar a criança ou adolescente em seus múltiplos aspectos (cognitivo, afetivo, social).

– Colher múltiplas informações (dos pais, cuidadores, professores e outros profissionais envolvidos).

– Levar em conta o ambiente psicossocial onde vive essa criança/adolescente.

– Saber quando medicar e, principalmente, quando não medicar.

– Saber trabalhar em equipe multidisciplinar.

– Saber e reconhecer as dinâmicas familiares e orientá-los para uma melhor parentalidade.