A terapia comportamental dialética (DBT) é uma abordagem psicoterápica usada para tratar indivíduos com transtornos psicológicos complexos, em particular pessoas cronicamente suicidas com transtorno da personalidade borderline (TPB). A DBT articula uma série de princípios que guiam os clínicos efetivamente ao responderem a comportamentos problemáticos. Os problemas tratados incluem, entre outros, tentativa de suicídio, comer compulsivo, purgação, uso de drogas e comportamentos que impedem o tratamento.

A segunda edição atualizada do livro ‘Terapia comportamental dialética’, publicada pela Sinopsys Editora, destaca as características teóricas e práticas do tratamento usando extensos exemplos clínicos para demonstrar como a teoria se traduz na prática. Também examina as modificações recentes na estrutura do tratamento e considera evidências de pesquisa mais atuais para a teoria biossocial que fundamenta o tratamento e sua eficácia.

Público-alvo

Clínicos que desejam desenvolver seu conhecimento sobre o tratamento antes do treinamento formal; alunos de pós-graduação em saúde mental que buscam aprender como conceitualizar problemas complexos; clínicos treinados na DBT que requerem um resumo útil do tratamento com exemplos clínicos; e clientes prestes a embarcar nesse tratamento.

Diferenciais da obra

Este livro faz parte da série ‘Características distintivas’, que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias entre as terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam.

Sobre as autoras

Michaela A. Swales é licenciada em psicologia clínica no North Wales Clinical Psychology Programme, Bangor University, e psicóloga clínica no Betsi Cadwaladr University Health Board. É diretora de treinamento em DBT na British Isles e coautora de ‘Changing behavior in DBT’.

Heidi L. Heard é coautora de ‘Changing behavior in DBT’, t treinadora sênior na Behavioral Tech, Estados Unidos, e consultora internacional e supervisora em DBT. Tem escrito extensivamente sobre DBT e transtorno da personalidade borderline.

Ficha técnica

Título: Terapia comportamental dialética 2ª edição

Autoras: Michaela A. Swales, Heidi L. Heard

Editora: Sinopsys

Páginas: 182 páginas