Qual a importância do acompanhamento psicológico na terceira idade?

Os idosos, por muitas vezes, podem se sentir limitados devido a declínios físicos ou cognitivos. A psicoterapia para a terceira idade vem com o objetivo de fornecer um local seguro para que eles possam expor sua visão de mundo, suas experiências, seus relacionamentos e vulnerabilidades. O atendimento humanizado junto à escuta clínica promove maior empatia e cuidado.

Abaixo, segue uma lista com cinco principais benefícios da psicologia para a terceira idade:

1. Trabalhar questões associadas ao processo de envelhecimento e seus desafios.

Muitos adultos, ao entrarem nesse ciclo da vida, têm dificuldades de aceitar a realidade e os desafios que vêm junto com o processo de envelhecimento. Nesse caso, ter um acompanhamento clínico com um profissional adequado fará com que ele entenda e consiga lidar com essas questões.

2. Permitir que os idosos elaborem o luto em decorrência de suas perdas.

É comum que, com o passar da idade, enfrentemos algumas perdas, de todos os tipos. Contudo, muitas vezes, não sabemos lidar com o luto, como, por exemplo, quando se perde o marido ou a esposa, quando se percebe um declínio na saúde e, até mesmo, encarando a perda de sua independência decorrente de algum problema. Isso faz com que a autoestima e o desejo de viver sejam abalados. Nesse caso, o psicólogo consegue avaliar a situação, trabalhar essas emoções e, em muitos casos, reverter esse quadro, viabilizando aos idosos uma melhor qualidade de vida.

3. Estimular funções cognitivas.

Além dos benefícios citados acima, a interação com o psicólogo é muito importante para estimular a linguagem, atenção, memória, orientação, dentre outras funções cognitivas que começam a ser afetadas na terceira idade.

4. Trabalhar a percepção das emoções.

Ter acompanhamento psicológico auxilia na percepção e na forma como lidar com diversas emoções, como decepção, frustração, tristeza, alegria exagerada, entre outros. Dessa forma, é possível alcançar um equilíbrio emocional.

5. Por meio da escuta clínica, auxiliar o idoso a identificar suas potencialidades.

Muitos idosos acreditam que, pela sua idade e limitações, perderam muitas de suas capacidades. Na psicoterapia, o profissional consegue auxiliá-los a identificarem suas potencialidades e o que ainda são capazes de fazer, assim como usarem isso a seu favor.