Na antiguidade, diferentes civilizações buscaram pela fonte da juventude, com águas que supostamente seriam capazes de reverter a idade de quem as bebesse. Algo que se assemelha à busca atual por métodos e tecnologias capazes de entender e modificar não só aspectos físicos, mas também a chamada idade biológica.

De acordo com a cirurgiã plástica Elodia Avila, especialista em rejuvenescimento, cuidados estéticos são apenas “a ponta do iceberg” do processo. “Tratamentos e cirurgias estéticas são uma parte importante do processo de rejuvenescimento, mas não podem ser tidos como mais importantes, pois, para que ele seja realmente completo, é importante que esteja associado a uma série de outros cuidados essenciais que tratam da idade biológica”, afirma.

Formada em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Elodia desenvolveu o conceito estético de estrutura facial baseado na análise facial tridimensional – cálculos matemáticos individuais que ajudam a direcionar melhor os tratamentos estéticos e obter melhores resultados.

Qual a diferença entre idade biológica e idade cronológica?

A idade biológica refere-se ao estado funcional dos tecidos, órgãos e sistemas do corpo, medindo a saúde e a vitalidade em relação ao tempo vivido, sendo influenciada por fatores como genética, estilo de vida e exposição a estressores ambientais. Já a idade cronológica é a medida do tempo transcorrido desde o nascimento, ou seja, sua idade tradicional, sobre a qual não se pode fazer nada para alterar, ao contrário da idade biológica.

Por que mudanças no estilo de vida podem ser a chave para o rejuvenescimento?

A ciência busca recorrentemente estratégias para estimular a regressão de idade biológica, no entanto, um novo estudo feito por um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos apontou que abordagens multifatoriais em mudanças no estilo de vida podem ser a chave para o rejuvenescimento.

O estudo analisou seis mulheres que foram submetidas durante oito semanas a uma série de mudanças de estilo de vida, envolvendo sono, dieta, relaxamento, exercícios físicos e processos de metilação (processo bioquímico que envolve a adição de grupos metila à molécula de DNA, influenciando a expressão gênica). Ao fim do processo, foi identificada uma redução média de 4,6 anos na idade biológica das pacientes.

Esse estudo reforça que não basta uma mudança específica ou um tratamento único para o processo de rejuvenescimento. É necessária uma abordagem mais completa e sempre com acompanhamento profissional. O rejuvenescimento deve ser feito considerando o organismo como um todo para ter não apenas uma aparência jovem, mas também saúde, mobilidade, raciocínio e cognição jovens.

De que forma a saúde mental é aliada da saúde física?

A saúde mental é fundamental para a manutenção da saúde física. Na verdade, é tudo um equilíbrio. Elas precisam coexistir. Se a pessoa tem saúde mental, ela tem mais equilíbrio e mais disposição, consegue ter mais força e foco para atingir os seus objetivos. Por isso, a importância de se ter uma boa saúde mental para conseguir uma boa saúde física também.

Outra parte importante em relação à saúde mental diz respeito à clareza e à atitude. Assim, você consegue adotar hábitos saudáveis, procurar sempre o melhor na imaginação, no pensamento, nas conversas, no meio social, procurar sempre estar em um estado mais alegre e elevado. E isso traduz uma maior longevidade. A longevidade está muito ligada a relacionamentos e ao bem-estar físico e mental.

De que maneiras é possível cuidar da saúde mental para o rejuvenescimento e/ou para retardar o envelhecimento?

Para cuidar e manter a saúde mental, é preciso ter atitudes positivas, procurar não prejudicar os pensamentos, não aceitar pensamentos negativos, estar sempre atento ao que o nosso eu interior fala, ao que as pessoas ao redor falam, às informações que recebemos. Então sempre procurar informações, amizades e conteúdos que elevem tanto o pensamento quanto o físico. Assim, conseguimos estar sempre em harmonia com nosso corpo, estar sempre em equilíbrio com o nosso bem-estar, o que contribui para o rejuvenescimento saudável.

Cite exemplos práticos para o dia a dia.

Exemplos práticos são dormir oito horas por noite, procurar não assistir a notícias alarmantes, sensacionalistas, de terror e de crueldades. Buscar informações alegres. Procurar pessoas leves, alegres e de bem com a vida para estarem junto de nós, que não vão nos levar para baixo. E praticar a terapia do riso, que ajuda a melhorar os níveis de hormônios do bem, os hormônios da felicidade, e diminuem os níveis de hormônios do estresse.