Pesquisa feita por uma equipe de cientistas da University College London, Inglaterra, com 7.240 indivíduos de 60 anos em média indicou que noites de sono mal dormidas podem interferir no desenvolvimento de transtornos psicológicos como a depressão. Publicado na revista científica Nature, o estudo mostrou que indivíduos que dormem diariamente menos de 5 horas têm maiores chances de desenvolver quadros depressivos, relacionando a propensão genética à insônia aos sintomas depressivos.

O psiquiatra Flávio Nascimento ressalta que a privação de sono pode afetar o humor e o raciocínio. “O sono sempre foi um ponto muito analisado pela psiquiatria, pois, em vários distúrbios, ele é um dos principais afetados. Vários estudos correlacionam más noites de sono com aumento de estresse, ansiedade, esquizofrenia e outras condições”, afirma

Importante lembrar que noites mal dormidas não são apenas causadoras das condições, mas também são sintomas causados por elas. “Por isso, deve-se sempre buscar ajuda de um profissional para identificar as causas por trás da falta de sono recorrente e prejudicial”, ressalta.