O estudo de laboratório, publicado na revista iScience, sugere que a penicilina muda o microbioma – os trilhões de microrganismos benéficos que vivem dentro e sobre nossos corpos – bem como a expressão gênica, que permite que as células respondam a seu ambiente em mudança, em chave áreas do cérebro em desenvolvimento. As descobertas sugerem a redução do uso generalizado de antibióticos ou o uso de alternativas, quando possível, para prevenir problemas de neurodesenvolvimento.

Taxas de exposição

A penicilina e medicamentos relacionados (como ampicilina e amoxicilina) são os antibióticos mais usados ​​em crianças em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma criança média recebe quase três cursos de antibióticos antes dos 2 anos de idade. Taxas de exposição semelhantes ou maiores ocorrem em muitos outros países.

Um trabalho anterior mostrou que a exposição de animais jovens a antibióticos muda seu metabolismo e imunidade. O terceiro desenvolvimento importante no início da vida envolve o cérebro. Este estudo é preliminar, mas mostra uma correlação entre a alteração do microbioma e mudanças no cérebro que deveriam ser posteriores.

Eixo intestino-cérebro

O estudo comparou camundongos que foram expostos a baixas doses de penicilina no útero ou imediatamente após o nascimento com aqueles que não foram expostos. Eles descobriram que camundongos que receberam penicilina experimentaram mudanças substanciais em sua microbiota intestinal e alteraram a expressão gênica no córtex frontal e na amígdala, duas áreas-chave do cérebro responsáveis ​​pelo desenvolvimento da memória, bem como pelo medo e pelas respostas ao estresse.

Um crescente corpo de evidências relaciona fenômenos no trato intestinal com a sinalização para o cérebro, um campo de estudo conhecido como “eixo intestino-cérebro”. Se essa via for perturbada, pode levar à alteração permanente da estrutura e função do cérebro e possivelmente levar a distúrbios neuropsiquiátricos ou neurodegenerativos na infância ou na idade adulta.

Neurodesenvolvimento

O início da vida é um período crítico para o neurodesenvolvimento. Nas últimas décadas, tem havido um aumento na incidência de transtornos do neurodesenvolvimento infantil, incluindo transtorno do espectro do autismo, transtorno de déficit de atenção / hiperatividade e dificuldades de aprendizagem. Embora o aumento da consciência e do diagnóstico sejam provavelmente fatores contribuintes, interrupções na expressão do gene cerebral no início do desenvolvimento também podem ser o responsável.

Estudos futuros são necessários para determinar se os antibióticos afetam diretamente o desenvolvimento do cérebro ou se as moléculas do microbioma que viajam para o cérebro perturbam a atividade do gene e causam déficits cognitivos.