Na última sexta-feira, dia 19 de janeiro, a participante do camarote do Big Brother Brasil 24, Vanessa Lopes, apertou o botão de desistência e foi desclassificada do reality show. Irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração, sensação de isolamento social, surtos e teorias da conspiração foram alguns sentimentos e atitudes expressados pela sister.

Olhar de especialista

A psicóloga clínica Simone H. Mateus (CRP 06/174903), da Clínica Mundo Neuropsi, explica que o surto psicótico pode ser definido como um estado de desorganização da representação da realidade, desencadeando comportamentos de perda da realidade. Paranoia, alucinações, delírios, confusão mental, perda da noção do tempo e espaço, desorganização do pensamento são alguns dos sintomas.

A especialista também afirma que o diagnóstico é obtido apenas por um médico psiquiatra, no entanto, a intervenção precoce é importante e fundamental para retardar o avanço dos episódios psicóticos. Fármacos entram como incisivos na reintegração do paciente, junto de abordagens psicoterapêuticas e auxílio familiar.

Do ponto de vista de Claudia Marchi, psicóloga comportamental e neuropsicóloga da Clínica Mundo Neuropsi “O que aconteceu com a Vanessa pode acontecer com qualquer um de nós em situação de extrema vulnerabilidade e estresse”.

Atendimento psicológico

A sister chegou a recorrer ao atendimento psicológico oferecido pelo reality, mesmo assim, apertou o botão e foi desclassificada do BBB24. A especialista completou dizendo: “O BBB é um jogo de estratégia, de manejo social, de análise, com várias provas. É ‘aquilo’, tem entretenimento, mas tem treta, tem desafios e tem vida. É um jogo psicológico”.

Para completar, Claudia explicou que é importante cuidar de si para que a saúde mental seja fortalecida a cada dia. Para isso, vários recursos podem ser utilizados, como a terapia. Dessa forma, a inteligência emocional é adquirida, a pessoa aprende a regular as próprias emoções e consegue ser resiliente diante de situações estressantes e desafiadoras.

Influencia na saúde mental

Além disso, o ambiente de convivência influencia na saúde mental. Por isso, o indicado pela especialista é ficar alerta sobre os lugares frequentados e as pessoas com quem convive também.

Por fim, Claudia alerta para nunca acreditar fielmente em tudo que sua mente diz, sem antes questionar se isso está de acordo com a realidade, pois os pensamentos podem estar contaminados por distorções cognitivas.