O livro ‘Pensamento campeão: melhorando o desempenho esportivo por meio da preparação mental – Um guia de psicologia do esporte baseado na terapia cognitivo-comportamental’, de Aline Arias Wolff, é resultado de uma trajetória profissional permeada pelo desenvolvimento psicológico de diversos atletas de alto rendimento.

Tem como objetivo multiplicar o alcance dos préstimos que a psicologia do esporte, sob o enfoque da TCC, pode trazer ao aperfeiçoamento esportivo e pessoal de atletas amadores e profissionais. Embora livros de aprimoramentos pessoal e profissional como este sejam úteis para reforçar os aprendizados consolidados por um acompanhamento, nenhum livro pode substituir a orientação profissional.

Sobre a autora

Aline Arias Wolff é doutora em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formação em terapia cognitivo-comportamental (TCC). Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência como psicóloga clínica e esportiva sob o enquadre teórico da TCC. Dedicou-se, na ocasião do mestrado, ao estudo da relação entre crenças de autoeficácia, desempenho e estresse. No doutorado, desenvolveu e testou a efetividade de um protocolo de intervenção baseado em mindfulness e terapia de aceitação e compromisso para atletas. Tem experiência e atuação prática no esporte de alto rendimento em múltiplas modalidades.

Ficha técnica

Título: Pensamento campeão: melhorando o desempenho esportivo por meio da preparação mental – Um guia de psicologia do esporte baseado na terapia cognitivo-comportamental

Autora: Aline Arias Wolff

Editora: Cognitiva

Páginas: 159