No Brasil, 1,757 milhão de pessoas têm algum tipo de demência, e só a doença de Alzheimer corresponde a 55% desses casos (966.594). A demência é a 7ª principal causa de morte no mundo e, em um número crescente de países, já é a principal causa de morte.

O ônus econômico da demência é de 1,3 trilhão de dólares por ano, índice que mais do que dobrará até 2030. Os números foram apresentados pela Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) no ano passado.

Impactos da doença

É importante chamar a atenção para os cuidadores familiares, que possuem suas vidas impactadas pela doença.

Mais de 50% dos cuidadores em todo o mundo dizem que sua saúde foi prejudicada como resultado de suas responsabilidades de cuidar, apesar de expressar sentimentos positivos sobre sua função.

O número global anual de horas de cuidados informais prestados às pessoas com demência que vivem em casa foi de 133 bilhões de horas em 2021, o equivalente a mais de 67 milhões de trabalhadores em tempo integral.

Alerta importante aos fatos reais

É preciso desmistificar a doença e esclarecer sobre o assunto. Um familiar resolveu colocar na arte os seus sentimentos sobre o tema. Adyr de Paula sempre foi um amante do teatro, mas nunca trabalhou com nada relacionado a arte. ‘Aos sábados’ é sua primeira peça.

O autor se inspirou na história de sua mãe que criou quatro filhos com seu trabalho de costureira e aos 60 anos foi diagnosticada com Alzheimer.

Segundo ele, “a criação da peça, uma obra de ficção baseada em alguns fatos reais, foi um processo terapêutico, uma forma de celebrar o amor e fazer uma justa homenagem”.

História familiar

O Alzheimer e sua marca na história familiar são tratados com leveza e sensibilidade, mostrando que com amor e coragem, as adversidades podem ser enfrentadas e que acolher é a melhor forma de suportar a ausência de consciência do parente que está doente.

E mais…

Em cartaz

Atrás de seus sonhos, ele conseguiu patrocínio e o espetáculo tem nova temporada a partir do dia 5 de abril no Teatro Fashion Mall, no Rio de Janeiro.

Mais informações, acesse a página do espetáculo.