Qual a diferença entre hidrocefalia de pressão normal e doença de Alzheimer?

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é um tipo de demência que aparece em homens e mulheres a partir dos 65 anos e uma das poucas que têm tratamento eficaz. O diagnóstico é facilmente confundido com Alzheimer e Parkinson. Quando aparecem os sintomas, como dificuldade em andar, incontinência urinária e esquecimento, é comum que a própria família deixe de cuidar por achar que é “coisa da idade”, mas é preciso investigar.

Exames de imagem, como a tomografia de crânio e a ressonância magnética de encéfalo, permitem a visualização do cérebro, que mostra se há ou não a HPN. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais chances de reduzir progressão do mal.

Desde 2007, quando iniciada a frente do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, milhares de pessoas foram diagnosticadas com hidrocefalia, fizeram o tratamento e hoje estão curadas e levam vida normal. Nossa principal intenção é alertar a população que essa doença tem cura e não pode ser deixada de lado.