O que é ser um neurocientista? Segundo regras internacionais é necessário que haja uma graduação equivalente, mestrado e/ou doutorado em neurociências e ter pesquisas e artigos publicados. No entanto, atualmente essas regras têm sido deixadas de lado à medida que pessoas concluem sua pós-graduação e se autodenominam neurocientistas.

Buscando chamar a atenção para a importância dos estudos do cérebro humano e a necessidade de avançar nos estudos em neurociência, o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela lançou o livro ‘Razão da vida: as células do sistema nervoso’, que está sendo distribuído gratuitamente a estudantes.

Ao se acreditar que a pós-graduação é o “patamar necessário” para se tornar um neurocientista, perde-se diversas oportunidades de uma maior especialização na área e desestimulam os estudantes a se aprofundarem em neurociências. “O livro está sendo vendido, mas universitários na área da saúde que me solicitarem por meio das minhas redes sociais, receberão a publicação gratuitamente. Uma das minhas metas na vida é levar conhecimento. Busco meios de incentivar a formatação dessa cultura curiosa”, afirma.

Além disso, para pessoas que nutrem curiosidades sobre o cérebro humano e têm interesse em seguir na área, o livro é uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o estudo e o funcionamento desse órgão tão importante. “O livro é destinado a biólogos, biomédicos, médicos, psicólogos e profissionais da saúde que podem se basear no conteúdo para aprimorar o conhecimento, no entanto, ele também é importante para curiosos com sede de conhecimento podem aprender mais sobre o cérebro humano”, observa.

“É um livro didático. Tentei colocá-lo de forma resumida, mas profunda. Chamo de profundo o conteúdo completo, que se desenvolve a partir da origem. O livro é a neuroanatomia dos neurônios e das células de suporte, assim como as substâncias relacionadas à vida como um todo, já que controlam nosso humor, fome, emoções, sentimentos e também descrevo a relação dessas substâncias com as doenças e distúrbios mentais”, comenta.

Sobre o autor

O neurocientista Fabiano de Abreu Agrela é PhD em neurociências, mestre em psicologia, doutor e mestre em ciências da saúde nas áreas de psicologia e neurociências. Com formações também em neuropsicologia e biologia, ele é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International e cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler. E é professor convidado na Universidad de Aquino Bolivia (Udabol), na Universidad Santander do México, na Escuela Europea de Negocios (EEN), Espanha, e na Fabic (Brasil).

Ficha técnica

Título: Razão da vida: as células do sistema nervoso

Autor: Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues

Editora: MF Press Global

Páginas: 88

Contato para adquirir o livro: (21) 97024-1857