Publicado no American Journal of Psychiatry, o estudo examina varreduras cerebrais avançadas de 87 adolescentes e adultos com TOC moderado a grave que foram aleatoriamente designados a passarem por 12 semanas em um, dos dois tipos de terapia disponíveis para o transtorno.

Os pesquisadores descobriram que, em geral, ambas reduziram os sintomas que os participantes experimentaram. Os pesquisadores analisaram os exames cerebrais feitos antes dos pacientes iniciarem a terapia e os associaram à resposta individual ao tratamento, encontraram padrões impressionantes. A abordagem conhecida como “terapia de exposição”, uma forma de terapia cognitivo-comportamental (TCC), foi mais eficaz e reduziu os sintomas com o passar do tempo, em comparação com a terapia de gerenciamento de estresse (SMT).

Tarefa cognitiva simples

As varreduras cerebrais foram feitas enquanto os pacientes realizavam uma tarefa cognitiva simples e respondiam a uma pequena recompensa monetária se fizessem a tarefa corretamente.

Aqueles que começaram com mais ativação nos circuitos cerebrais para processar demandas cognitivas e recompensa durante os testes eram mais propensos a responder à TCC – mas aqueles que começaram com menos ativação nessas mesmas áreas durante os mesmos testes eram mais propensos a responder bem para SMT.

As regiões e circuitos cerebrais que tiveram as ligações mais fortes com o tratamento já foram identificados como importantes para o TOC – e até foram alvos de tratamento com uma terapia emergente chamada estimulação magnética transcraniana.

Provoca respostas obsessivas

Entre aqueles que responderam melhor à TCC, os pesquisadores observaram uma ativação pré-tratamento mais forte em áreas do cérebro associadas ao aprendizado de como extinguir as respostas baseadas no medo a algo que causou medo no passado.

Como a terapia de exposição para o TOC envolve enfrentar a coisa ou situação que provoca respostas obsessivas e de medo, ter uma capacidade mais forte de ser motivado por recompensas pode ajudar alguém a manter a terapia, apesar de ter que enfrentar seus gatilhos.

Personalizar o tratamento

As descobertas sugerem um caminho para personalizar a escolha da terapia não fazendo varreduras cerebrais em todos com TOC – o que seria impraticável – mas usando testes diários que medem os tipos de características que podem prever melhor sucesso com uma terapia ou outra. Testes comportamentais de fácil administração podem ser desenvolvidos para ajudar os terapeutas a recomendar a TCC para aqueles que têm o maior controle cognitivo e responsividade de recompensa, e SMT para aqueles que mais se beneficiam de serem ensinados a relaxar e usar técnicas de resolução de problemas para melhorar sua resposta aos estressores.

Além disso, exercícios de treinamento cerebral baseados em computador podem fortalecer essas tendências e recompensas por se expor à coisa ou ação que desencadeia os sintomas do TOC com potencial de melhorar a resposta à terapia. Em crianças e adolescentes, cujos cérebros ainda estão amadurecendo, há uma chance especialmente boa de ajudá-los a melhorar as funções de controle de seus cérebros.