O desenvolvimento da psicologia da saúde estimulou o trabalho do psicólogo no âmbito da prevenção e da promoção da saúde; a participação em equipes interdisciplinares, tanto em instituições de saúde como no trabalho comunitário, tornando-se um espaço importante de prevenção e promoção; o desenvolvimento de uma psicologia comunitária, orientada ao trabalho nas áreas de saúde, independentemente das orientações teóricas as quais se filia, e representou um questionamento aos estanques e rígidos conceitos definidos nas pesquisas e na práticas psicológicas.

A partir do desenvolvimento da psicologia da saúde, o trabalho do psicólogo nessa área expressou maior ênfase na característica social em suas diferentes formas de intervenção profissional.

O papel da psicologia da saúde está voltado à prevenção e à promoção de saúde; ao tratamento das doenças/tratamento e das disfunções psicológicas individuais e familiares. Outrossim, o papel da psicologia, como ciência e como profissão, inclui a saúde física e mental e todo o campo da medicina e se insere nos contextos sociais, culturais, ambientais, relacionados com saúde e doença.

Quando se pensa no processo saúde-doença na contemporaneidade, é importante não só ter um novo entendimento da própria dimensão biológica do ser humano, tendo em vista que fenômenos psicológicos afetam, comprovadamente, o funcionamento fisiológico. Também é importante saber somar a essa compreensão biológica os conhecimentos desenvolvidos por outras áreas do conhecimento humano.

Em relação às diversas doenças, é importante que o psicólogo da saúde conheça a sua natureza, através da colaboração com o médico assistente do paciente, no sentido do conhecimento das consequências da doença/tratamento que, presumivelmente, influenciam as expectativas, a vida emocional e social do doente, bem como toda a conceitualização pessoal que este faz da sua doença (crenças).