São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos. Já em 2022 foram registrados 16.262 suicídios, uma média de 44 por dia.

Movimento para a prevenção

A fim de discutir o tema com os jovens, a Cia Teatral Ensinoemcena vai encenar a peça “Você não está sozinho” em três colégios públicos da Zona Norte do Rio de Janeiro e em um da Baixada Fluminense.

Escrita e dirigida por Francis Ivanovich, a obra tem no elenco a atriz Carolina Barbato e o ator Filipe Neri que apresentam de maneira sensível e profunda a relevância do cuidado, do diálogo e da prevenção ao suicídio.

As apresentações, que acontecem até o dia 18 de setembro, fazem parte do projeto Atitude Positiva do Firjan SESI.

Ferramenta de comunicação

A peça conta com a chancela da Cia Teatral Ensinoemcena, que há 19 anos realiza espetáculos destinados à infância e juventude. Criada em 2004 por Francis Ivanovich, a Cia Teatral realiza apresentações em escolas, empresas, espaços culturais, teatros e comunidades.

Para o diretor Francis Ivanovich, a peça “Você não está Sozinho” configura-se como uma poderosa ferramenta de comunicação, especialmente dirigida a jovens estudantes que recebem apoio, afeto e compreensão. “Em um mundo onde o tema ainda é rodeado de tabus e complexidades, esta peça se destaca como uma iniciativa brilhante e vital”, diz ele.

O texto, que se revelou um desafio árduo tanto em sua concepção quanto em sua representação cênica, utiliza, por exemplo, o universo do tênis como um dos elementos para explorar a temática. “Foi um texto bem difícil de escrever e criar cenicamente, pois trata de um tema ainda tabu para a sociedade e de complexa abordagem. Recorri até ao ritual de uma partida de tênis para falar em cena sobre a temática, afirma Francis Ivanovich.

Francis conta que a ideia do tênis era rebater em palavras que agridem, como se fosse para jogar longe aquilo que incomoda. “Tem uma cena que a bolinha é uma fofoca na rede num grupo de WhatsApp, quando um ator joga a bola para o outro é como se estivesse enviando uma mensagem, uma fofoca, uma intriga, o jogador que recebe, não aceita a bola e sai do jogo, sai do grupo, a plateia aplaude” conta, acrescentando que o bullying é um dos maiores geradores da automutilação e até suicídio entre jovens.

Para fazer pensar

A Cia Teatral Ensinoemcena possui em seu repertório peças que abordam além da prevenção ao suicídio, temas como bullying, relações familiares, drogas e também assuntos ligados a literatura e poesia, sempre com o objetivo de fazer ‘um teatro que faz pensar’.

E MAIS…

Temas relevantes para os jovens

A Cia está aberta a escolas, particulares ou públicas, para discussões de temas importantes e relevantes para os jovens.

As instituições que queiram contratar as apresentações podem entrar em contato pelo e-mail frankfurtproducoes@gmail.com ou no link: @frankfurtproducoes

Ficha Técnica:
Cia Teatral Ensinoemcena
Texto, direção e música: Francis Ivanovich
Atores: Carolina Barbato e Filippe Neri
Produção: Filippe Neri

Assista trechos aqui.