A ideia de que envelhecer era caminhar para o fim, ter uma vida de limitações com certeza tem sido desconstruído a todo momento com novas perspectivas de que é possível envelhecer bem, cuidando dos laços afetivos, sociais, da saúde física, mental e mantendo sua qualidade de vida.

Desafios no envelhecimento

O envelhecimento no campo da Psicologia é considerado uma das fases do processo que ocorre durante a vida em que o indivíduo começa a vivenciar diversas mudanças significativas em relação aos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais é importante considerar suas vivencias tanto as com desfechos positivos como negativos nessa fase da vida.

É necessário por parte dos profissionais compreender sobre o processo do envelhecimento, sobre suas fases e procurar entender cada indivíduo na sua particularidade, pois cada sujeito vai lidar de uma maneira com o seu envelhecimento.

Cada vez mais vemos uma busca pela melhor qualidade de vida nessa etapa, uma procura para se envelhecer com menos limitações possíveis, bem estar físico e mental e continuar tendo uma vida social.

Outra perspectiva

Alguns teóricos tinham uma visão relativa ao envelhecimento como fragilidade, inflexibilidade e incapacidade, ao longo dos anos esse conceito foi sendo repensado com outra perspectiva em relação a essa fase da vida, considerando a individualidade de cada sujeito.

Não é romantizar e sim perceber o quanto cada dia foi e é preciso, estamos contando a nossa história e tendo a oportunidade de escrever e rescrever muitas linhas, vivenciar acontecimentos no Mundo, saborear lembranças doces ou nem tanto, perceber que sobrevivemos a tantos momentos, e que nossa história continua sendo contada.

A psicologia tem demonstrado que é possível valorizar as potencialidades de todas as fases da vida, propiciando contribuições significativas na qualidade de vida no processo do envelhecimento.

O envelhecimento é individual

Alguns idosos relatam que envelhecer é como perder a vitalidade, porém outros relatam que a cada ano que passa sentem sua vitalidade aumentar cada vez mais.

O envelhecimento vai depender muito de cada indivíduo, de como cada um cuida de seu corpo e sua mente de sua subjetividade.

Hoje não só a psicologia como diversas áreas tem investido em conhecimento e maneiras de propiciar um melhor envelhecimento para cada sujeito .

Envelhecer é a representatividade de viver uma longa vida, ressignificar sonhos e continuar escrevendo lindos capítulos da sua história, não é o fim e sim um começo todos os dias.

E MAIS…

O papel da psicoterapia nessa fase

À medida que a população idosa foi crescendo, foi se observando que a maioria dos idosos tem preferido acompanhamento terapêutico à medicação, pois, em grande parte dos casos, já toma remédios para outras demandas. A psicoterapia tem ajudado muito a proporcionar uma maior qualidade de vida e sensação de pertencimento.

Propicia compreender e intervir nos problemas que a solidão, isolamento, depressão e demência podem causar nos idosos, contribuem para prevenir e tratar a dor e a doença em suas vidas.

A busca pelo cuidado da saúde mental nessa fase tem crescido cada vez mais e assim colaborado para uma assistência efetiva na qualidade de vida e de enfrentamento dos desafios no processo de envelhecimento.