A importância do hábito na vida das crianças proporciona segurança em diversas situações do dia a dia e também em ocasiões inesperadas.

Crianças nascem desorganizadas internamente, em um misto de sentimentos, sensações e percepções do mundo.

Os pais e/ou cuidadores auxiliam paulatinamente na organização interna, através das relações de afetos, do apego e vínculo, servindo de continente para que isso ocorra.

Forma de apego

É importante que seja uma forma de apego seguro e que a criança cresça se sentindo protegida. Ela precisa dessa estruturação externa para começar a se organizar internamente.

Por isso criar hábitos é importante para começar a estruturar internamente essa criança que nasce desorganizada.

À medida que ela lida com a rotina externa ela vai se estruturando e internalizando limites, regras, vai se sentindo mais tranquila porque já sabe o que esperar das situações.

Famílias desorganizadas

Em famílias desorganizadas, desestruturadas, a criança não sabe o que esperar e isso gera ansiedade para ela.

Vale ressaltar que esse dia a dia não deve ser extremamente rígido, sem mudança nenhuma. No final de semana ou em um feriado, a rotina pode ser flexibilizada.

Outro ponto importante é na hora do sono. Normalmente a criança tem por hábito dormir no mesmo horário, se não tiver, cabe aos pais ajudarem contando uma historinha, colocando uma música, para a criança desacelerar e relaxar, mas sem uma imposição muito rígida.

Se a criança for dormir mais tarde porque foi a uma festa de aniversário ou outra festividade, o melhor a fazer é que ela tire um cochilo à tarde para que durante a festa não fique com sono ou agitada. Crianças muito pequenas podem ficar irritadas com as mudanças, o sono pode ficar desregulado e a alimentação também.

Lidar com as mudanças

Mas é importante a criança aprender a lidar com as mudanças, sempre de forma gradual. A rotina é importante para o dia a dia dela, seja em relação à escola, como para as atividades que ela vai desenvolver – fazer o dever de casa, almoçar, brincar -, isso vai organizando a criança internamente.

Conversar com a criança explicando a importância e quais são as práticas necessárias, é o primeiro passo para estabelecer uma relação saudável. No começo não deve ocorrer muita flexibilidade durante a semana e no final de semana sendo um pouco mais flexível. Mas isso depende muito da idade da criança. Uma criança mais velha entende melhor a importância e os limites do que uma muito pequena.

O mais importante é lembrar que a rotina ajuda na segurança, proporcionando que a criança se torne mais confiante e menos ansiosa, a criar hábitos saudáveis e também no desenvolvimento cognitivo e social.

E no caso de uma mudança o melhor é explicar o porquê dela estar ocorrendo e como isso afetará suas atividades diárias e se possível, fazer uma preparação antecipada. Por exemplo, no caso de uma troca de escola, leve a criança para visitar o novo colégio antes do início das aulas e sempre que possível mantenha alguns dos elementos do dia a dia da criança, para que não seja uma modificação tão radical.

E MAIS…

Vida dinâmica

Apesar de termos rotinas a vida é dinâmica e mudanças são inevitáveis. Os pais devem dar apoio emocional, ensinar a importância da adaptação para dar confiança às crianças e assim prepará-las para enfrentar os desafios que vão encontrar ao longo da vida.