O livro ‘Violência sexual: a escuta psicológica de crianças em situação judicial e clínica’, de Consuelo Biacchi Eloy, contempla uma trajetória que vem desde a conceituação da violência sexual, passando pelas estratégias de escuta para a proteção da criança e preservação de seu discurso, na perspectiva jurídica e psicológica.

Além disso, versa sobre as técnicas de entrevista, a perícia psicológica, a credibilidade dada ao discurso infantil e as formas de proteger a criança da revitimização. Finaliza enfatizando a escuta clínica das vítimas e a psicoterapia como um espaço no qual elas possam ressignificar a vivência dolorosa da violência.

Interlocução

A obra descortina aspectos que dificultam a interlocução entre a criança vitimizada e o adulto que acolhe sua queixa, oferecendo estratégias para desenvolver a habilidade na escuta jurídica e psicológica das vítimas. Mesmo diante do impacto dos crimes sexuais divulgados diariamente pela mídia e com a maior severidade das normativas jurídicas, eles não deixam de acontecer e de expor as crianças ao risco de ter sua infância violada e sua futura vida adulta problematizada por tal vivência.

Ficha técnica

Título: Violência sexual: a escuta psicológica de crianças em situação judicial e clínica

Autora: Consuelo Biacchi Eloy

Editora: Vetor

Páginas: 108