Qual a importância da rotina e da organização para o desenvolvimento infantil saudável?

As crianças sentem-se seguras quando sabem os comportamentos que os adultos esperam delas. Por isso que a rotina é tão importante. Porque daí elas sabem o que devem fazer e o momento em que devem fazer. Sabem, por exemplo, que têm que acordar, se vestir, tomar café, ir para a escola, sabem o horário de tomar banho, de fazer as tarefas e de dormir. Se está tudo na rotina, a chance de elas quererem fazer o que está ali e se comportar do jeito que os pais querem que se comportem é maior, porque elas vão se sentir muito seguras.

E a gente pode explicar às crianças que os adultos também têm uma rotina a seguir e respeitar. Que não precisa ser a mesma rotina das crianças. Isso vale inclusive em relação aos filhos de outras faixas etárias. Cada idade tem uma rotina diferente para seguir.

E quando a criança não cumpre o que está na rotina, como, por exemplo, não quer dormir após tomar seu banho, é preciso estabelecer uma consequência para esse descumprimento. Sugere-se retirar alguma coisa de que a criança goste. Ou então acrescentar algo de que ela goste muito para incentivar que ela cumpra o estabelecido na rotina, como, por exemplo, assistir meia hora de televisão após fazer as tarefas. O que nunca deve ser retirado da criança é o tempo em família, porque são momentos de formação de vínculos afetivos.

Também é importante lembrar que a rotina ajuda a criança a se organizar por fora e, quanto mais organizada, quando mais ela sabe o que é esperado, mais isso contribui para sua organização interna e para o amadurecimento do seu cérebro. Por isso também é importante a questão da organização. Uma coisa vai influenciando na outra, e a incidência dos comportamentos inadequados e das birras vai diminuindo.