O estudo revelou que acreditar que o lazer é improdutivo prejudicou o prazer de qualquer atividade que praticassem, mas especialmente se a atividade fosse realizada como um fim em si mesma, sem nenhum objetivo instrumental específico.

O lazer e as atividades recreativas têm se revelado benefícios significativos. Tirar um tempo para nutrir o eu, seja tomando um banho à luz de velas, dando um passeio rápido no parque ou assistindo a um programa de TV favorito, ajuda a controlar a pressão, proporciona uma sensação de equilíbrio e reforça a autoestima. Os benefícios físicos e psicológicos incluem níveis reduzidos de estresse, ansiedade e depressão; humor melhorado; e níveis mais elevados de emoção positiva. O envolvimento em atividades recreativas também pode diminuir os níveis de cortisol, a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Fadiga mental

Pesquisas sugerem que existem maneiras boas e não tão boas de buscar descanso. Em seu livro, The Distracted Mind: Ancient Brains in a High-Tech World , o neurocientista Adam Gazzaley e o psicólogo Larry Rosen explicam que as pausas certas podem reduzir a fadiga mental, aumentar a função cerebral e nos ajudar a permanecer na tarefa por períodos mais longos. Mas o tipo errado de pausa pode realmente nos deixar mais suscetíveis ao tédio. Especificamente, ligar para um telefone sempre que estamos entediados pode nos treinar a verificá-lo com mais frequência ao longo do dia, gerando um ciclo de improdutividade. Seria melhor, eles sugerem, fazer pausas que restaurem a parte do cérebro que usamos para manter o foco em nossos objetivos.

Localizado atrás da testa, o córtex pré-frontal tem muitas funções, mas seu principal negócio é o gerenciamento de metas — orquestrar a atenção , a memória de trabalho e outros recursos cognitivos para nos ajudar a conseguir o que queremos. Por exemplo, se meu objetivo é preparar o jantar, meu córtex pré-frontal ajudará a coordenar minhas funções cerebrais para me guiar pelas etapas necessárias, garantindo que eu não seja desviado.

Além do córtex pré-frontal

Quando trabalhamos, o córtex pré-frontal faz todos os esforços para nos ajudar a executar nossos objetivos. Mas para uma tarefa desafiadora que requer atenção sustentada, pesquisas mostram que tirar brevemente nossas mentes do objetivo pode renovar e fortalecer a motivação mais tarde. A pausa para atividades que dependem de outras regiões do cérebro além do córtex pré-frontal é a melhor maneira de renovar o foco ao longo do dia de trabalho.

As rápidas recompensas que obtemos ao folhear nossos feeds de notícias, explicam Gazzaley e Rosen, aliviam o tédio por alguns momentos, mas também treinam nossos cérebros para buscar borbulhas de alegria igualmente estimulantes toda vez que sentimos uma pontada de fadiga.

E MAIS…

Felizmente, existem maneiras melhores de fazer pausas restaurativas e voltar revigorado para suas tarefas essenciais:

1. Busque a Natureza. Pesquisas mostram que a exposição à natureza é restauradora para a mente. Um estudo relatou melhores pontuações de memória de trabalho após uma caminhada em um ambiente natural, mas não em um ambiente urbano. “Os ambientes naturais capturam nossa atenção de baixo para cima”, escrevem Gazzaley e Rosen, “porque os estímulos naturais são tão inerentemente atraentes para nós (presumivelmente devido a fatores evolutivos). Eles nos atraem, mas geram respostas mínimas [do córtex pré-frontal].” Mesmo se você trabalha em uma cidade, apenas observar as vistas e os sons das características naturais ao seu redor – plantas, ar fresco, um tanque de peixes ou uma fonte – pode ajudá-lo a recarregar.

2. Devaneio ou Doodle. Momentos sem nada para fazer são cada vez mais raros, e muitos de nós evitamos até mesmo os mais breves indícios de tédio observando a tela do telefone. Evitar esses momentos ociosos, no entanto, pode ter efeitos negativos não intencionais, negando a nós mesmos tempo para pensamentos profundos ou reflexões ou, como Gazzaley e Rosen colocaram, “deixar nossos pensamentos aleatórios nos levar a lugares que talvez não tenhamos ido enquanto estamos imersos em pensamentos direcionados”. Sonhar acordado e rabiscar, por outro lado, dá um descanso a algumas funções do córtex pré-frontal. Tente sentar-se sozinho, com o alarme definido para 10 minutos, respirando fundo e sendo paciente consigo mesmo. Você pode praticar com durações mais curtas, deixando sua mente vagar enquanto espera em uma faixa de pedestres, uma estação de trem ou um saguão de elevador.

3. Exercite seus olhos. Nossos olhos carregam o fardo de nossas vidas carregadas de tecnologia, então tente pausas oculares “20-20-20” para aliviar sua tensão e fadiga. Veja como funciona: a cada 20 minutos, olhe para algo a 6 metros de distância por 20 segundos. Esse tipo de pausa é restaurador, explicam Gazzaley e Rosen, porque “requer fluxo sanguíneo para áreas do cérebro que não estão relacionadas à atenção sustentada”.

4. Rir. O riso aumenta a frequência cardíaca e a respiração e faz nosso sangue bombear. Embora os benefícios a longo prazo do riso permaneçam uma questão de debate, pesquisas sobre os efeitos a curto prazo constatam que as crises de riso reduzem o cortisol e aumentam a dopamina , diminuindo o estresse e, para adultos mais velhos, promovendo melhorias nos testes de memória.

5. Exercício. Todos nós já sabemos que exercícios regulares prolongados beneficiam o corpo e o cérebro, mas pesquisas mostram que mesmo rajadas de atividade de sete a 10 minutos podem aumentar a atenção e o desempenho da memória. Portanto, encontre um espaço isolado para um breve treino, talvez flexões e pranchas, ou apenas suba algumas escadas ou dê uma volta rápida no quarteirão.