O desenvolvimento humano perdura ao longo de todo o ciclo da vida; no entanto, ainda há muitos contextos idadistas que associam velhice com estagnação, inutilidade, doença e incapacidades. O livro ‘Casos clínicos com pessoas idosas nas abordagens comportamental e cognitivo-comportamental’, organizado pelas psicólogas Heloísa Gonçalves Ferreira e Sabrina Martins Barroso, mostra que, nas etapas tardias da vida, é possível ainda fazer novas construções, mudar crenças, comportamentos e emoções.

O cenário da psicoterapia com idosos está mudando e cada vez mais pessoas nessa faixa etária estão buscando por atendimento psicológico. Em razão disso, os profissionais precisam aprender a trabalhar com esse público e a entender suas particularidades.

Direcionada a profissionais de psicologia que atendem ou querem atender o público idoso e organizada em dez capítulos, a obra apresenta casos clínicos abordados a partir do viés de abordagens comportamentais, cognitivo-comportamentais e contextuais em que são descritas as adaptações nas atitudes e nas posturas do terapeuta, bem como seus sentimentos sobre os casos. Além disso, são mostradas especificidades do trabalho psicoterapêutico com pessoas idosas, como a necessidade de trabalhar com outros profissionais da saúde e contatar familiares e cuidadores.

Ficha técnica

Título: Casos clínicos com pessoas idosas nas abordagens comportamental e cognitivo-comportamental

Organizadoras: Heloísa Gonçalves Ferreira e Sabrina Martins Barroso

Editora: Sinopsys

Páginas: 272