Entre os dias 1º e 4 de novembro será realizado o 29º Congresso Brasileiro de Psicanálise, promovido pela Febrapsi (Federação Brasileira de Psicanálise), entidade que congrega as 18 federadas vinculadas à Associação Psicanalítica Internacional (IPA), entre elas a SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo).

Tema do Congresso

O centenário texto freudiano “O Ego e o Id” será o guia do tema do Congresso, “O Eu com Isso: Afetos em Emergência”, que atuará como fio condutor para uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da psicanálise.

O texto de Freud destacado neste ano inaugura a teoria estrutural, ligada também à nova concepção pulsional, inserindo outros elementos constitutivos de caráter enigmático na descrição do aparato psíquico. Transformações essas que aproximam a referida obra freudiana da prática clínica contemporânea e de questões culturais que permeiam a sociedade atual.

As Sociedades e Grupos de Estudos Psicanalíticos Federados realizaram uma série de eventos preparatórios para o Congresso, abordando aspectos clínicos e teóricos de uma maneira aprofundada, com a participação dos membros das federadas e também do público externo.

Atividades científicas

Com relação ao conjunto das atividades científicas, a visão pluralista da FEBRAPSI se materializa na colaboração de todas as federadas e seus membros. As inúmeras propostas de atividades enviadas (que refletem a amplitude do movimento psicanalítico da Federação)  foram organizadas na grade da programação científica já disponível no hotsite do Congresso.  (baixe aqui a programação preliminar do Congresso).

O evento acontecerá no Centro de Convenções Royal Palm Hall, em Campinas (SP), sob os cuidados da anfitriã SBPCamp (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas). Estima-se um público próximo de 1800 congressistas, entre psicanalistas de todo o país, profissionais de áreas afins, como psicólogos e psiquiatras, e estudantes universitários.



Serviço

29º Congresso Brasileiro de Psicanálise
Data: 01 a 04 de novembro de 2023 

Local: Centro de Convenções Royal Palm Hall
Endereço: Av. Royal Palm Hall, 277 – Jardim Nova Califórnia, Campinas (SP)
Hotsite: congresso.febrapsi.org
Facebook: /febrapsi.org/
Instagram: @febrapsi