De acordo com novos dados de estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis e na Universidade de Chicago, um único tratamento de uma hora que envolve respirar uma mistura de oxigênio e óxido nitroso – também conhecido como gás hilariante – melhorou significativamente os sintomas em pessoas com depressão resistente ao tratamento.

Receptores de norepinefrina

As drogas antidepressivas padrão afetam os receptores de norepinefrina e serotonina no cérebro, embora muitas vezes demorem semanas para melhorar os sintomas de uma pessoa.

O óxido nitroso, entretanto, interage com diferentes receptores nas células cerebrais – receptores NMDA de glutamato – e tende a melhorar os sintomas em algumas horas.

Estudo envolveu três tratamentos

O estudo envolveu 24 pacientes. Cada um recebeu três tratamentos com cerca de um mês de intervalo. Em uma sessão, os pacientes respiraram um gás por uma hora que era meio óxido nitroso e meio oxigênio. Em um segundo tratamento, os mesmos pacientes respiraram uma solução de óxido nitroso a 25%. Um terceiro tratamento, o placebo, envolvia respirar apenas oxigênio, sem óxido nitroso.

As principais conclusões deste estudo foram que o óxido nitroso (tanto a 25% quanto em uma mistura de 50-50 com oxigênio) melhorou a depressão em 17 dos participantes do estudo. As diferenças entre uma mistura de 25% e uma mistura de 50% envolviam principalmente a duração dos efeitos antidepressivos. Enquanto a dosagem de 50% teve maiores efeitos antidepressivos duas semanas após o tratamento, a dose de 25% foi associada a menos eventos adversos, o mais comum dos quais foi sensação de náusea.