Counseling é desenvolvida com atividades estruturadas de acompanhamento, desenvolvimento e resultados. Basicamente, consiste em uma pessoa que, dotada de conhecimento técnico, experiência de vida pessoal e profissional, aconselha de forma sistemática e dedicada o outro a tomar as decisões mais assertivas, e que seja benéfica para sua vida.

Quem aconselha chamamos de counsellor e quem recebe o aconselhamento chamamos counselee. Esta atuação pode existe de duas formar: Amadora (de maneira informal e aleatória) ou profissional (maneira sistemática e com frequência).

A aplicação do counseling é milenar, percebemos em todo o processo histórico a existência de aconselhamento em todas as sociedades, desde os povos indígenas até as grandes coroas da idade média, todavia percebemos sua atuação mais fortemente na religião, alguns teóricos atribuem a origem da técnica de counseling ao cristianismo como uma ação natural dentro das comunidades eclesiásticas, neste meio se destaca a contribuição dada pelo Reverendo Presbiteriano Jay Edward Adams (30 de janeiro de 1929), entretanto sua abordagem foi criticada por seu grau elevadíssimo de subjetividade.

Premissa básica

Você mesmo leitor, em algum momento da vida serviu como conselheiro para alguém, o orientando a tomar as melhores decisões ou em outras ocasiões foi aconselhado, direcionado a fazer as melhores escolhas e evoluir em seu comportamento. Entretanto foi com Carl Rogers (8 de janeiro de 1902, Oak Park, Illinois, EUA – 4 de fevereiro de 1987, La Jolla, Califórnia, EUA) psicólogo, que fundamentou as características que hoje são usadas no desenvolvimento humano, a premissa básica do counseling é colocar o ser humano no centro de toda ação, antes mesmo do problema. Sua atuação organizacional nasce no início da década de 40 na Europa e fortemente nos EUA, onde existe a maior associação de aconselhamento no mundo a ACA – American Counseling Association.

No Brasil sua atuação é pequena, quase inexistente, com pouca literatura especializada e serviços oferecidos, isso acontece devido grande equívoco em achar que tudo precisa de coaching, a confusão é feita, geralmente por que pessoas não dotadas de capacidade para diagnosticar a necessidade da ferramenta, levando em consideração a carência do indivíduo, recomenda coaching por ser algo da moda ou com a desculpa de que deu certo na empresa tal, para tudo indicam o coaching, achando que esta ferramenta é a solução de todos os males, não é!

Poderosas ferramentas

O coaching é incrível em seus resultados, mas quando aplicado para quem precisa de um processo de coaching.  Não é difícil até mesmo os teóricos confundirem o counseling com o coaching e o mentoring, estás tão poderosas ferramentas têm pontos incomum, mas quando se debruça a compreender cada uma delas, percebemos que existe diferenças alarmantes, e é justamente estas particularidades de cada uma tem que definir seu sucesso no processo de desenvolvimento comportamental.

Não existe melhor ou pior ferramenta, todas elas apresentam resultados e um impacto positivo dentro da organização, mas reforço, sendo sempre aplicada de maneira prudente e ética com responsabilidade e maturidade organizacional, sem modismos ou conveniências. No que concerne ao counseling segue uma breve tabela de especificações que evidencia as principais diferenças:

CaracterísticasCounseling
Quem pode ser um Counselor?Pessoa com experiência profissional e pessoal, que tenha o conhecimento e vivência no campo organizacional. Será necessário também uma preparação para assumir o papel de counselor, um breve curso de formação, para aprender as técnicas que precisam ser usadas nas sessões, em especial uma preparação para compreender a gestão comportamental aplicada.
Quem pode ser um Counselee?Profissionais talentosos que exercem um cargo estratégico dentro das organizações, o tipo de funcionário que vale a pena investir caro para aprimorar suas capacidades.
Onde acontece as sessões?Podem acontecer dentro da organização ou fora (fora em situações que o counselor percebe que precisa tirar o counselee de dentro da empresa para uma reflexão maior).
Qual o foco?No ser humano, muito antes do problema ou gap. Vale salientar que o ser humano é único e que reflete no campo profissional, consequentemente quando proporcionamos crescimento pessoal estamos também proporcionando crescimento profissional, por este motivo a ênfase no comportamento.
MetodologiaO counselor possui conhecimento técnico na ferramenta para o desenvolvimento do colaborador indicado. São realizadas sessões mensais com duração em média de 1 hora (para mais ou para menos), nestas sessões são realizados aconselhamento e atividades de reflexão além de ações pós sessão.

É de extrema importância entender que, quando falamos de counseling organizacional, estamos falando de uma ferramenta de desenvolvimento humano com foco na pessoa dentro da organização, pois existe também o counseling como ferramenta terapêutica usada em sessões de análise psicológica (não é este o caso).

Interesse no desenvolvimento

Quando uma empresa decide aderir a um programa de Counseling ela precisa ter em mente que é vital selecionar uma pessoa que seja de referência dentro da organização para ocupar a função de conselheiro.

Este profissional selecionado internamente precisa ter não apenas a vivência, mas também possuir um perfil gestor que tem foco nas pessoas, com sensibilidade, bom planejamento e interesse no desenvolvimento, o inventário comportamental DISC da ETALENT é etapa fundamental deste processo.

Além disso (como apresentado no quadro acima) proporcionar uma capacitação para que este possa conhecer e ter o domínio das ferramentas usadas em um processo de counseling organizacional com foco e liderança comportamental.

No que diz respeito ao colaborador que receberá as sessões de aconselhamento, é necessário antes de mais nada entender se o caso dele requer um profissional que o aconselhe nas escolhas e decisões, então o primeiro passo é perceber a real necessidade do uso do counseling, para não correr o risco de usar o counseling quando na verdade precisaria de um mentoring ou um coaching.

Quando é entendida a necessidade, começa a conscientização do colaborador no sentido de entender o que é a ferramenta, como ela funciona, seu desfecho e seus resultados. Não é aconselhável iniciar um processo em que estas informações não estejam claras para o counselee.

Inúmeros benefícios

Não existe uma data fixa para o fim de um processo, mas existem médias de tempo que podem ser renovados, 6 meses é uma média de tempo para uma primeira etapa, se houver necessidade de estender isso poderá acontecer com tranquilidade, mas é importante ficar atento para não criar uma situação de “acorrentado” do counselee com o counselor.

Os benefícios de um programa de counseling são inúmeros, numeramos 10 benefícios mais evidenciados nos colaboradores que recebem sessões de desenvolvimento com esta ferramenta, para tanto segue:

01 – Assertividade nas tomadas de decisões;

02 – Maior alinhamento cultural;

03 – Maior relacionamento de parceria;

04 – Baixo investimento em treinamento;

05 – Qualidade de vida no trabalho;

06 – Maior planejamento e controle;

07 – Amadurecimento organizacional;

08 – Maior capacidade de criação e inovação;

09 – Melhoria da carreira profissional;

10 – Entendimento da real utilidade e contribuição para a organização.

Para a organização os benefícios também são inúmeros, desde ter um colaborador mais motivado e engajado nos projetos da organização, até um funcionário com a cabeça mais saudável psicologicamente falando, estes ganhos por si já são maravilhosos e atesta a eficácia que um programa bem estruturado proporciona.

Também é percebido ganho para o counselor que também vai desde prestígio dentro da corporação até o sentimento de dever cumprido em poder ter ajudado um outro ser humano a se desenvolver.

E MAIS…

A valorização do ser humano

O counseling sem dúvida é uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento humano organizacional, como vimos sua atuação beneficia a todos: quem recebe, quem aplica e a organização como um todo.

A valorização do ser humano é sem dúvida o melhor caminho para ter uma organização assertiva em seus resultados e sempre gozando de sucesso, e quando aplicado de maneira bem elaborada, estudada e planejada o counseling ajuda a atingir os objetivos. Vamos desmistificar aquele velho ditado que diz “se concelho fosse bom não se dava, vendia”, concelho bom é concelho dado de coração e com razão.