Nos últimos 20 anos, acumularam-se evidências de que a religião e a espiritualidade têm grande impacto sobre a saúde das pessoas. Na segunda edição do ‘Manual conciso de terapia relacional-ética’, revisada e ampliada, são apresentados os fundamentos e as características de uma nova modalidade terapêutica, a TRÉ, que busca integrar conhecimentos filosóficos, relação de ajuda, ética e espiritualidade. Dos autores Marco di Segni, Lucía Gerolami e Washington Rocca, a publicação da Sinopsys Editora é direcionada a estudantes e profissionais de psicologia.

Organizada em esferas, por meio de um modelo de inclusividade estruturado nas dimensões relacional, ética e psicofísica, a terapia relacional-ética se baseia em uma visão holística do ser humano, que inclui o confessionalismo. Nada do humano está excluído desse paradigma de atenção e compreensão terapêutica que se expressa nos aspectos epistemológicos que combinam essa nova perspectiva.

O manual, portanto, traz uma visão mais global do indivíduo em suas dimensões psicofísica, ética e relacional com outras pessoas e com o sagrado. Nessas distinções, os autores buscam a inclusividade, mostrando como é impossível vê-las separadamente. Tal integração ocorre na busca por um sentido na vida por meio das relações humanas de qualidade e da relação com algo que transcende.

Temas essenciais

Diversos temas essenciais à humanidade são apresentados na obra, tais como determinismo e liberdade, sentido da vida, espiritualidade e religiosidade, conflitos e crises. Também são tratadas com profundidade as questões afeitas à espiritualidade e sua relação com a religiosidade e como a terapia relacional-ética as integra. É mostrada, ainda, a relação da TRÉ com as terapias cognitivas.

Por fim, o livro apresenta como esses conceitos podem ser usados na prática. Traz, inclusive, casos clínicos ilustrando como se trabalha nessa abordagem, o que enriquece a leitura e incentiva a busca por treinamento e supervisão nessa nova modalidade terapêutica. E evidencia a necessidade de a terapia relacional-ética ser incluída em projetos de pesquisa de modo a se estabelecer seu valor científico.

Ficha técnica:

Título: Manual conciso de terapia relacional-ética

Autores: Marco di Segni, Lucía Gerolami e Washington Rocca

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 152