Nesse estudo, realizado durante a pandemia, foi analisada a aliança terapêutica, ou a relação de trabalho entre o profissional e o cliente em um ambiente de atendimento individual.

A aliança terapêutica de um cliente e provedor inclui qualidades como confiança e afeto pessoal, se o relacionamento é colaborativo e se os dois sentem que estão trabalhando em objetivos acordados.

Pesquisas anteriores

Pesquisas anteriores sugerem que uma forte aliança terapêutica produz melhores resultados na terapia.

Esta pesquisa descobriu que em um ambiente de atendimento virtual individual, a aliança terapêutica era tão forte entre clientes e seus coachs quanto entre clientes e seus terapeutas (com uma classificação média de aliança terapêutica de 4,8 em 5 para coaching e terapia ).

Noventa por cento dos participantes estavam confiantes na capacidade de seu coach ou terapeuta para ajudá-los e trabalhar em metas acordadas e, em ambos os casos, uma aliança terapêutica mais forte previa uma maior melhora no bem-estar.

Isso pode ser uma boa notícia para todo o setor e sugere que o treinamento em saúde mental pode ser uma alternativa viável à terapia para necessidades moderadas de saúde mental.

Quando treinados e aprovados, os coaches podem fornecer cuidados de qualidade que melhoram os resultados de saúde mental e, ao mesmo tempo, são mais acessíveis em muitos casos.

Desenvolvimento de sintomas

Também poderia ser mais fácil para o campo aumentar a oferta de coaches (versus terapeutas, cujas credenciais exigem anos de treinamento).

E pode ser mais viável para os coaches se concentrarem na intervenção precoce, impedindo o desenvolvimento de sintomas em nível clínico, deixando os terapeutas para tratar aqueles com sintomas mais graves.

O coaching também é atraente ao considerar as preferências de cuidados individuais; nem todo mundo quer ver um terapeuta, mesmo que haja um disponível.

O coaching pode ser uma forma de cuidado menos estigmatizada.