O que levou o anestesista Giovanni Quintella Bezerra a estuprar uma mulher grávida inconsciente?

Anestesiar alguém para ter o poder sobre ela pode ter relação com sociopatia, narcisismo e perversão. Uma patologia pode não ser única, e as vertentes aumentam os sintomas comportamentais.

A psicopatia, a sociopatia e a personalidade narcisista são transtornos distintos, mas todos possuem características em comum que estão atreladas a naturezas antissociais. Um dos traços é a capacidade de manipulação para o benefício próprio mesmo que atropele regras básicas ou se use toda uma encenação. A ausência de empatia faz parte do dia a dia dessas pessoas dotadas de uma arrogância extrema.

O narcisismo é uma patologia bastante presente no Brasil e poderia ser chamada de epidemia devido à sua grande incidência. Trata-se de um desvio de personalidade que altera a percepção do indivíduo sobre si, levando-o a uma supervalorização extrema de si próprio, necessidade de reconhecimento, superioridade, mesmo que para isso desvalorize terceiros.

Estamos falando de narcisismo patológico, que formata um cérebro e um DNA, que será passado de geração para geração, enraizado em comportamentos culturalmente aceitos, porém trazendo consequências sérias para o futuro, promovendo psicopatologias futuras que se tornarão epidêmicas.

O caso do anestesista é um caso clássico de narcisismo patológico combinado com sociopatia, que gera atitudes irracionais, arrogância e perversidade. Não posso apresentar laudo sem anamnese, mas posso dizer que comportamentos como esse são mais um exemplo de uma tragédia provocada pelo que posso chamar de doença epidêmica da sociedade brasileira. Uma pessoa que estudou tanto para a formação e que tem atitudes incoerentes, irracionais, não preventivas. Típico do narcisismo patológico.

Um sociopata narcisista é alguém com uma combinação de transtorno da personalidade narcisista e sinais comportamentais definitivos de sociopatia, uma perversão com o forte traço de narcisismo típico dessa estrutura mental – perversão. Uma sociedade narcisista epidemiológica enfatiza e promove ações perigosas de sociopatas, psicopatas, entre outros distúrbios que incluem o narcisismo como característica.