O Coaching é uma metodologia que auxilia pessoas e empresas a alcançarem seus objetivos pessoais ou profissionais por meio de um processo que produz mudanças positivas e duradouras – em um curto espaço de tempo – de forma efetiva e acelerada. Significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória.

Pontos individuais

O processo é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar crenças limitantes, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e principalmente, assertiva.

Não é mentoria

Muitas vezes é confundido com mentoria. Mas o mentor é alguém com muita experiência em algo específico que serve como um guia, passando para o cliente suas vivências e aprendizados, fazendo um papel de consultor. O coach como é chamado o profissional habilitado para trabalhar com Coaching, não necessariamente precisa ser um expert na área de atuação do coachee (cliente de coaching), ele apenas tem uma metodologia responsável por extrair a máxima capacidade de cada um, forçando o coachee a sair da sua zona de conforto e adquirir novas capacidades e habilidades para alavancar sua carreira ou melhorar sua vida pessoal.

Tipos e benefícios

Existem vários tipos de processos de Coaching:

– Coaching de vida ou Life Coaching, relacionados a objetivos pessoais.

– Coaching Executivo, que atua dentro de empresas para melhorar desempenho dos funcionários.

– Leader Coaching, com atuação no trabalho com equipes profissionais.

– Coaching Organizacional, voltado para donos, sócios e CEOs de empresas.

Ao contrário do que se imagina, o Coach não dá conselhos, não dá respostas nem sugestões, não busca resolver problemas no passado; ele faz perguntas poderosas em busca de soluções, para atingir metas e objetivos bem definidos, extraindo do cliente alta performance, colocando seu ânimo e potencial no mais alto nível. O objetivo é aumentar as capacidades e habilidades do cliente, clarificar seus objetivos de vida, dar suporte e ferramentas, ensinando estratégias para que ele consiga efetivamente atingir suas metas.

Entre os benefícios da técnica, destacam-se:

– Desenvolvimento de inteligência emocional: essa inteligência pode separar uma pessoa comum de um assassino, é aquele momento que você recebe um estímulo externo, medita sobre a emoção que isso lhe causou e elabora uma reação. Por exemplo: no caso de uma fechada no trânsito, você pode xingar, ir atrás do motorista, se irritar ou simplesmente deixar ele seguir seu caminho e ter um dia sem aborrecimentos.

– Desenvolvimento de inteligência organizacional evitando a procrastinação: a preguiça é um estado onde a pessoa não tem vontade de fazer nada. Na procrastinação, a pessoas sabe o que tem que fazer, quer fazer, mas coloca outras prioridades na frente, talvez por insegurança, medo e falta de foco. Terminar um Trabalho de Conclusão de Curso, estudar para uma prova, fazer um cálculo para um processo, são tarefas que muitas pessoas adiam o máximo que podem, até causar uma angústia tão grande que torna a tarefa impossível.

– Ajuda na tomada de decisões difíceis: o Coach jamais vai influenciar seu cliente na tomada de uma decisão, cada pessoa tem seu mapa mental e através dele, o profissional irá extrair do coachee uma postura adequada para atingir sua meta.

– Aumento da produtividade: o que você poderia fazer que ainda não fez para aumentar sua produtividade? O que seus concorrentes estão fazendo e que você ainda não faz, para ter mais clientes? Essas são perguntas que fazem o Coachee pensar, repensar e achar soluções para alavancar seu negócio.

– Clarificação de ideias e projetos: o processo de Coach ajuda o Coachee a tirar do pensamento, ideias e projetos que ele acha ser impossível de realizar, focando sempre na solução e não no problema. Ideias como montar uma empresa, morar na praia ou mudar de carreira são impulsionados pelo trabalho de Coaching.

– Foco na solução de conflitos: desenvolver um diálogo construtivo em assuntos polêmicos, que carregam muita emoção, são características desenvolvidas por um Coach, que visa levar razão e foco para diminuir possíveis ruídos em uma negociação.

– Foco no futuro e não no passado: a meta está sempre no futuro, é algo que quero realizar, um novo projeto, uma nova capacidade e sempre que colocamos emoções negativas, experiências frustradas, isso pode bloquear e limitar nossa capacidade.

– Quebra de crenças limitantes: quantas vezes você já ouviu ou repetiu essas frases: É muito difícil. Você não vai conseguir. É muito longe. Eu não mereço. O dinheiro é sujo. Tenho certeza que ao menos uma dessas frases você acredita ou acreditou um dia. Nas sessões, o Coach simplesmente elimina essas crenças com reforço positivo e exercícios de confiança.

– Novas competências e aprimoramentos de habilidades: organização, pontualidade, disciplina, força de vontade, garra, determinação, foco, agilidade são características observadas na maioria das pessoas de sucesso e são competências que podem ser treinadas, melhoradas e desenvolvidas no processo de Coaching.

A sessão de Coaching

Na prática, a sessão tem duração aproximada de uma hora, e pode ser feita semanalmente online ou presencialmente. A primeira tarefa é identificar uma meta, algo que o coachee gostaria de realizar, adquirir ou melhorar. E pode ser qualquer meta que seja alcançável, mensurável e humanamente possível como:

– Passar em um concurso público;

– Montar uma empresa;

– Melhorar o relacionamento conjugal;

– Comprar um apartamento;

– Juntar 1 milhão em investimentos;

– Emagrecer 20kg;

– Aumentar em 50% o faturamento da empresa;

– Parar de fumar;

– Diminuir ansiedade;

– Dentre outros.

Definida a meta, vamos testar se ela é possível, utilizando questionários específicos, que forçam o coachee a ter certeza que esse é o objetivo final e se ele está disposto a se esforçar e mudar padrões de pensamentos, crenças limitantes, hábitos de vida, muitas vezes diminuindo momentos de lazer para alcançar seu objetivo.

É importante que o Coach tenha uma escuta atenta e estruturada, observando a linguagem corporal, evitando falar do problema, pois isso gera um estado emocional negativo, bloqueando e minimizando a criatividade para encontrar uma solução. Após definida a meta, é importante clarificar, sintetizar, refletir e encorajar o Coachee, colocando uma data especifica para a concretização do seu objetivo e desenvolver um plano de ação para executá-la. Durante esse período, o coachee vai cumprindo suas metas semanais, sempre incentivado pelo Coach, que vibra com suas vitórias e corrige possíveis falhas.

Experiência pessoal

Minha experiência pessoal com o processo de Coaching foi muito marcante. Fui procurar a formação por me sentir estagnado na vida profissional, sem perspectivas e infeliz na vida pessoal. Optei por fazer a formação completa, e uma injeção de ânimo surpreendente tomou conta da minha vida. Parei de fumar, um vício que me acompanhava há 20 anos, fiz minha primeira tatuagem aos 40 anos, saltei de paraquedas, que era um sonho muito antigo e nunca tive coragem de realizar, fiz uma transição de carreira, optando por trabalhar como Coach e Constelador Familiar onde realmente encontrei o meu propósito de vida. Utilizei todas as técnicas aprendidas na formação e hoje posso dizer que sou realizado na minha profissão e na minha vida profissional. Essas ferramentas estão dentro de nós, basta sabermos acessá-las e colocar em prática.

E MAIS…

O que não é função do Coaching

Coaching nada tem a ver com Psicoterapia, e não deve substituir psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área da saúde. A Psicoterapia tem o propósito de aliviar dores físicas e emocionais, frequentemente tem seu foco voltado para questões do passado que, de alguma forma, prejudicam o indivíduo no presente. Transtornos emocionais como depressão, síndrome do pânico, doenças neuropsíquicas, TDAH, Psicoses são competências dos psicólogos e psiquiatras. O Coach pode complementar o trabalho desses profissionais de forma colaborativa e interdisciplinar.