Habitualmente o medo é o resultado de pensamentos de fraqueza e insegurança perante o gigantesco mundo dos humanos. Atribuímos ao medo uma influência negativa enorme a ponto de tornarmo-nos minúsculos, fracos e impotentes, quando nos deparamos com a situações que nos remetem a esse sentimento. Quão intensamente pensarmos dessa maneira, mais ameaçador se torna o fantasma ilusório em nossa tela mental, já que o medo faz nossa imaginação enxergar fatos não concretos. Não podemos alimentar esse tipo de sentimento que cresce e que gera pavor, pois assim, impedidos de realizar nossos intentos por ausência de determinismo.

A mente contra o medo

A utilização do “poder mental” é fundamental para diminuir o ímpeto do medo. É possível encontrar essa força dentro de si próprio, exatamente quando desconcentrar sua atenção do externo, ou seja, do foco da situação, do monstro que o atormenta e passar a focar sua atenção no seu mundo interno. Esse é o “poder mental” a que nos referimos. Esse poder é que tem a luz poderosa de clarear sua visão ofuscada pelo medo, mostrando a você que nada pode fazer qualquer mal quando você está seguro de si, a menos que você mesmo permita que ele o domine. São projeções fantasiosas da sua mente!

Há um potencial para se sobrepor ao medo. E ele é ativado a partir da sintonia com o seu “poder mental”. Estar em contato com a sua força interior é importante para combater o pensamento negativo e o medo.

A técnica da repetição mental de uma frase é um poderoso exercício de mudança de padrão mental. Quando se sentir ameaçado pelos pensamentos negativos e pelo medo, repita “Estou em contato com minha força interior”. No início vai parecer uma ação boba e que traz dúvidas sobre sua eficácia, mas naturalmente ela será fixada em sua mente e irá encontrar a sintonia com seu eu-divino, empoderando você e fazendo a sensação de medo ficar cada vez mais distante.

Lembre-se de que o problema não está no tamanho do monstro que você criou e alimentou, mas sim, do medo que está fixado em sua mente.

Sensação de ameaça

Um temor nos persegue toda vez que temos a possibilidade de concretizar algo novo referente aos critérios estabelecidos no meio em que vivemos. Sentimos um tipo de ameaça, de forma tão intensa, que se manifesta em sentimentos de diversos teores: “Estou abusando das minhas forças”; “estou ficando obstinado e prepotente”; “estou indo muito depressa”; “não estou respondendo pelos meus atos”; “estou sendo inconsequente”; “estou perdendo a minha razão”; “isso não vai dar bom resultado”; “Deus vai me castigar”; “vou padecer sofrivelmente”; “vou perder tudo que adquiri com sacrifício”; “ninguém mais vai querer minha companhia”; “vou ficar sozinho no mundo”; “nunca mais vou ser feliz”.

A complexidade da mente do ser humano (quando no estado do pessimismo e da negatividade) faz com que você altere desapontamento em uma grande tragédia psíquica, um ambiente compacto, em um calabouço totalmente sufocante, uma dor de pouca intensidade em uma enfermidade mortífera, um mal resultado de empreendimento em um fracasso sem volta.

A mente fica tão fértil a sugestões negativas que mesmo não existindo problema algum, você acaba criando uma situação ameaçadora por meio da sua imaginação conturbada. Alguns chegam ao ponto de se especializar em sofrimentos por pensamentos criados, por ele mesmo, sabedores que podem driblar o problema e serem felizes, porém, ao primeiro sinal de insegurança, sucumbem e acabam mendigando o prazer, podendo, até mesmo adquirir sérias fobias ou ficar à mercê das tempestuosas crises do transtorno do pânico.

Entretanto, é bom saber que os medos detestam ser vencidos. Eles constantemente invadirão sua tela mental, como o vírus faz na gripe, no vai e vem das suas investidas. Mesmo que você planeje uma mudança de quadro mental, eliminando os pensamentos negativos pelos positivos, eles não se darão por vencidos. No entanto, não há outra forma senão reprimi-los. Ou você luta contra eles ou se entrega a eles. Não existe meio-termo nessa luta e, é claro, recomendamos que você opte pela reação para dominá-los.

E MAIS…

A derrocada do medo

O medo, como sempre, faz com que o indivíduo não alcance a liberdade. E sem idealizações liberais, se vê preso à impotência, se deprimindo, se sufocando, caindo nas garras da ansiedade, perdendo o sentido existencial, que é uma grande fonte de energia do poder divino. E sem a liberdade, você acaba se aniquilando, assim como, também aniquila àqueles que estão ao seu redor, sendo espectador passivo da sua própria derrocada.